Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

CAA sediará seminário sobre internacionalização e interiorização da universidade

O evento encerra o elenco de seminários preparatórios à participação da UFPE na III Conferência Regional de Educação Superior de América Latina e Caribe (Cres), que acontece no período de 11 a 15 de junho de 2018, em Córdoba, Argentina

No dia 10 de abril, o Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco sediará a roda de diálogo Internacionalização e interiorização da Universidade: desafios para os tempos atuais. Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e pelo Instituto de Estudos da América Latina (IAL) da UFPE, o evento encerra o elenco de seminários preparatórios à participação da UFPE na III Conferência Regional de Educação Superior de América Latina e Caribe  (Cres), que acontece no período de 11 a 15 de junho de 2018, em Córdoba, Argentina, e evidenciará os 100 anos do Manifesto de Córdoba.
 
A roda de diálogo terá início às 19h, na quadra poliesportiva do CAA, e contará com a participação de Leonor Maia, diretora de Relações Internacionais da UFPE, Allene Lage, coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais – CAA/UFPE, Jaqueline Barbosa, coordenadora institucional do Pibid Diversidade - CAA/UFPE, Saulo Feitosa, coordenador do Núcleo de Ciências da Vida (NCV/CAA/UFPE), Valdemir Lisboa, cacique do Povo Pipipã/PE, sob a mediação de Janssen Felipe, membro da IAL/UFPE.
 
SOBRE O MANIFESTO - Pensar e construir uma universidade a partir da América Latina era um dos desafios que o movimento estudantil de Córdoba, na Argentina, defendia em Manifesto de 1918. Assim, a chamada Reforma de Córdoba passou a ser considerada um marco na história das universidades latino-americanas, por seu pioneirismo na construção de um modelo institucional que atribuiu identidade à educação superior. Tanto no Manifesto de Córdoba, quanto no contexto atual das Universidades Brasileiras, a crise vivida pela Universidade, a afirmação do poder de renovação da juventude e as reivindicações das reformas educacionais se mantêm no bojo do debate.
Data da última modificação: 02/04/2018, 08:41