Prédio do CAA à noite

O CAA

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) foi o primeiro campus da UFPE no interior de Pernambuco, tendo sido inaugurado em março de 2006, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado. Inicialmente, o CAA funcionou em instalações do Polo Comercial de Caruaru. Na escolha do município para instalaçao de um campus avançado da UFPE, foi considerada sua relevância no contexto atual da região do Agreste, que possui como principais características: cadeias e arranjos produtivos predominantes nas áreas da confecção e da agroindústria, e principal centro de serviços e negócios e de distribuição de mercadorias.  

O Centro iniciou suas atividades com cinco graduações, nas áreas de Administração, Design, Economia, Engenharia Civil e Pedagogia. Além desses, atualmente, funcionam também as licenciaturas em Química, Física, Matemática, a Licenciatura Intercultural, os cursos de Engenharia de Produção, Medicina e Comunicação Social, que integram seis Núcleos de Ensino (Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Vida, Design e Comunicação, Formação Docente, Gestão, e Tecnologia).

Na sede definitiva, há Laboratórios Integrados de Ciência e Tecnologia, onde são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão e a formação continuada. Dessa maneira, o CAA contribui positivamente no atendimento às demandas da região, interiorizando o conhecimento científico, preparando a população para o desenvolvimento adequado das atividades produtivas por ela assumidas e incentivando iniciativas que venham garantir melhores condições de vida.

Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Positiva promove evento no CAA sobre desenvolvimento de startups acadêmicas

O evento "Como desenvolver uma startup no cenário atual?" acontecerá em 31 de maio, às 10h30, no auditório Mestre Vitalino, no Campus do Agreste, e tem como objetivo principal orientar os alunos e demais integrantes da comunidade acadêmica da UFPE na criação de startups

O evento "Como desenvolver uma startup no cenário atual?", promovido pela Positiva - Diretoria de Inovação da UFPE, acontecerá em 31 de maio, às 10h30, no auditório Mestre Vitalino, no Campus do Agreste, e tem como objetivo principal orientar os alunos e demais integrantes da comunidade acadêmica da UFPE na criação de startups.

No encontro o Sebrae/PE abordará a parceria firmada com a UFPE, no tocante à mentoria e à consultoria a serem implementadas para auxiliar os discentes no desenvolvimento de empresas.

Haverá ainda apresentação do Programa Centelha, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Finep, em parceria com o CNPq e o Confap, e operada pela Fundação CERTI, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil por meio de capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.  

A Positiva apresentará também o Polo Tecnológico e o Sistema de Incubação e Formação de Startups da UFPE, agentes de fomento à inovação e ao desenvolvimento de uma universidade mais empreendedora, que apoiarão a criação e a consolidação de empresas capitaneadas por estudantes da UFPE.

Interessados devem se increver gratuitamente no site do evento até a próxima sexta-feira (31).

Data da última modificação: 24/05/2019, 15:01

Eventos Eventos

Contatos Contatos

Secretaria
(81) 2103-9156
Escolaridade
(81) 2103-9157
Assistência Estudantil
(81) 2103-9176
Central de Estágio
(81) 2103-9191

Localização Localização