Prédio do CAA à noite

O CAA

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) foi o primeiro campus da UFPE no interior de Pernambuco, tendo sido inaugurado em março de 2006, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado. Inicialmente, o CAA funcionou em instalações do Polo Comercial de Caruaru. Na escolha do município para instalaçao de um campus avançado da UFPE, foi considerada sua relevância no contexto atual da região do Agreste, que possui como principais características: cadeias e arranjos produtivos predominantes nas áreas da confecção e da agroindústria, e principal centro de serviços e negócios e de distribuição de mercadorias.  

O Centro iniciou suas atividades com cinco graduações, nas áreas de Administração, Design, Economia, Engenharia Civil e Pedagogia. Além desses, atualmente, funcionam também as licenciaturas em Química, Física, Matemática, a Licenciatura Intercultural, os cursos de Engenharia de Produção, Medicina e Comunicação Social, que integram seis Núcleos de Ensino (Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Vida, Design e Comunicação, Formação Docente, Gestão, e Tecnologia).

Na sede definitiva, há Laboratórios Integrados de Ciência e Tecnologia, onde são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão e a formação continuada. Dessa maneira, o CAA contribui positivamente no atendimento às demandas da região, interiorizando o conhecimento científico, preparando a população para o desenvolvimento adequado das atividades produtivas por ela assumidas e incentivando iniciativas que venham garantir melhores condições de vida.

Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Conselho do Campus do Agreste realiza reunião aberta na quinta-feira (9)

A reunião terá início às 14h30, na quadra poliesportiva do Campus do Agreste, e será aberta à participação da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

Na próxima quinta-feira (9), às 14h30, na quadra poliesportiva do Campus do Agreste da UFPE, acontecerá a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho do CAA.

A reunião será aberta à participação da comunidade acadêmica e da sociedade em geral e contará com a presença do Reitor da UFPE, professor Anísio Brasileiro, do Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Thiago Galvão, do Diretor do Campus do Agreste, professor Manoel Guedes, além da equipe de Compras e Finanças do Campus.

A pauta única tratará sobre os cortes orçamentários impostos pelo Ministério da Educação à UFPE, na ordem de 55,8 milhões, e os seus impactos na manutenção das atividades do Campus do Agreste.

A participação dos diversos segmentos da sociedade no encontro faz-se necessária, uma vez que tal situação afetará diretamente os serviços prestados e os trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade, inclusive aqueles desenvolvidos mediante parcerias interinstitucionais firmadas com a UFPE/CAA. Nesse sentido, serão convidadas autoridades locais, prefeitos, vereadores, secretários municipais, reitores e diretores das instituições de ensino superior do Agreste pernambucano, representações de organizações não-governamentais e de movimentos sociais, associações e fundações regionais como AMUPE, FIEPE e ACIC, instituições parceiras como Porto Digital, SEBRAE, SENAI, SENAC, ITEP, entre outros representantes da sociedade civil.

A proposta é que ao longo da reunião sejam feitos encaminhamentos deliberados pelo Conselho, instância máxima de decisão do Campus do Agreste.

Data da última modificação: 06/05/2019, 16:53

Eventos Eventos

Contatos Contatos

Secretaria
(81) 2103-9156
Escolaridade
(81) 2103-9157
Assistência Estudantil
(81) 2103-9176
Central de Estágio
(81) 2103-9191

Localização Localização