Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Infraestrutura

Laboratórios, Biblioteca e Outros Espaços

 

Infraestrutura


Espaços Físicos

O PPG em Psicologia Cognitiva ocupa o 8º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH da UFPE. Neste andar funcionam:

  • Secretaria do Curso;
  • Salas dos Docentes (permanentes, colaboradores e visitantes);
  • 02 Salas de Aula;
  • 02 Salas de Reunião/Multiuso;
  • Auditório (70 lugares, utilizado para defesas de dissertações e teses, palestras e outras atividades promovidas pelo PPG e, sob demanda, por outros setores do Departamento de Psicologia ou do Centro);
  • Copa;
  • Almoxarifado;
  • Sala contendo obras raras para consulta dos discentes e docentes do PPG (livros, coleções de periódicos e a todas as dissertações e teses defendidas no PPG);
  • Laboratórios e Núcleos de Pesquisa, com a exceção dos Laboratórios de Estudos do Desenvolvimento na Cultura: Comunicação e Práticas Sociais (LabCCom) e o Laboratório de Neurociência Cognitiva (LNeC) que funcionam no 9º andar do mesmo prédio.

 

Além da estrutura física específica, no 8º andar do CFCH, o PPG em Psicologia Cognitiva tem possibilidade de utilizar outras dependências do CFCH, tais, como: auditório com capacidade para 198 lugares (térreo), salas para defesas e seminários (3º e 4º andares), sala de vídeo (4º andar) e sala de videoconferência (localizada na Biblioteca Central da UFPE, sob responsabilidade da Coordenação de Estudos a Distância da UFPE /CEAD).

 

Grupos, Laboratórios e Núcleos de Pesquisa

Estes estão relacionados com as linhas de pesquisa do programa e dispõem de equipamentos básicos necessários para o seu funcionamento (computadores, softwares, impressoras, gravadores digitais, equipamentos multimídia, dentre outros). Congregam, também, recursos humanos, estudantes de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado) e voluntários sem bolsas ou com bolsas de IC (CNPq e FACEPE), Apoio Técnico (FACEPE), Bolsa de Incentivo Acadêmico – BIA (FACEPE), dentre outras modalidades ofertadas por agências de fomento. Participam, também, outros pesquisadores associados de instituições nacionais e estrangeiras. Ressalta-se que a maioria dos laboratórios, grupos e núcleos de pesquisa conta, ainda, com a participação voluntária de um ou mais estudantes do Curso de Graduação de Psicologia, Pedagogia e Matemática da UFPE, que a eles se vinculam a partir da matrícula em componentes curriculares do curso de graduação voltados para a formação em pesquisa dos estudantes.

Os grupos, laboratórios e núcleos têm propostas próprias no sentido de desenvolverem atividades distintas e de terem diferentes níveis de inserção dentro e fora do programa. Todos estão cadastrados no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, a maioria deles possui página na web, blog e redes sociais e outros recursos que garantem sua visibilidade. Destaca-se como atividades importantes desses grupos: (i) o acolhimento de estudantes e pesquisadores que vem especificamente obter treinamento nos grupos, missão nobre que revela maturidade e capacidade de atrair pessoas fora do programa, inclusive de outros países; (ii) inserção em políticas públicas de impacto nacional (inserção social), especialmente as atividades voltadas à escola básica, mais recentemente voltadas para a saúde; (iii) promoção de eventos científicos sistemáticos com participação de pesquisadores do país e do exterior. Os laboratórios, grupos e núcleos além da pesquisa e formação de pesquisadores em diferentes níveis (da Iniciação Científica ao Pós-Doutorado) voltam-se para outras modalidades de atuação: (i) construção de modelos teórico-metodológicos para analisar, compreender e explicar os fenômenos e processos psicológico; (ii) exploração de novas tecnologias na investigação e na análise de dados em psicologia e outras áreas do conhecimento, fomentando a transferência de conhecimentos entre a Sociedade e a Universidade; (iii) organização de simpósios e mesas redondas em eventos científicos no país e no estado em parceria com pesquisadores de centros de pesquisa que fazem intercâmbio e com egressos do PPG; (iv) acolhimento de visitantes para ministrar palestras, participar de bancas defesa de mestrado e doutorado; (v) organizar pesquisas em parcerias; (vi) elaboração de publicações (artigos científicos, capítulos e livros) com participação dos docentes e discentes e egressos do PPG, bem como de outros pesquisadores de outros centros de pesquisa do país e/ou do exterior. Em ordem alfabética citamos os laboratórios, grupos e núcleos em funcionamento no PPG.

 

Biblioteca

O PPG conta com a Biblioteca Setorial do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), de fácil acesso para discentes e docentes, bem como com acesso ao acervo da Biblioteca Central/UFPE e às bibliotecas setoriais dos centros acadêmicos, destacando-se, particularmente, os Centros de Educação, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde. Todas as bibliotecas possuem acesso disponível, pela internet, e serviços, tais como: catálogos existentes nas bibliotecas, bibliografia usada nos cursos, Portal de Periódicos/CAPES, dentre outros.

Além de usar as bibliotecas setoriais e central da UFPE, os discentes e docentes podem acessar, um conjunto raro de livros (de referência na história da psicologia), localizados no 8º andar (antiga biblioteca). Temos enfrentado, entretanto, um problema preocupante: estrutura inadequada para acomodação e conservação de nosso acervo e a falta de profissional da ciência da informação que auxilie na gestão do conhecimento hoje disponível nesse espaço. Este é um desafio que desde 2017/2018/2019 buscamos resolver junto à direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Modificar estruturalmente e funcionalmente a biblioteca, tornando-a um ambiente de estudo, visitação, convivência e utilização das obras de nosso acervo é um objetivo a ser alcançado. Entendemos que este espaço revitalizado beneficiaria toda comunidade que visitasse o CFCH. Ações têm sido realizadas nessa direção desde 2017, mas devido às restrições orçamentárias não foram, ainda, executadas.