Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr.ª Helena Caúla Reis - Uma mulher símbolo do pioneirismo no Judiciário do Recife e de Pernambucano

 
Fotografia da Desembargadora Aposentada - TJPE  Helena Caúla Reis 
Fonte: Revista. Academia Pernambuca Letras Jurídica- Recife Nº 2 - 2016
 
Em Pernambuco, a Dr.ª Helena Caúla Reis se destacou no âmbito profissional, sendo:
 
  • Primeira Perita Criminal do Estado de Pernambuco; 
  • Primeira Diretora do Instituto de Criminalística; 
  • Primeira Procuradora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco; 
  • Primeira Diretora Pro Tempore da Faculdade de Direito de Recife;
  • Primeira Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco;
Por sua trajetória profissional e por seu pioneirismo feminino em áreas, que ainda são dominadas pelos homens, Dr.ª Helena Caúla Reis é uma personalidade brilhante no judiciário, na magistratura, no Tribunal de Justiça, além de ter sido uma excelente educadora.
 
Helena Caúla Reis nasceu em 1940, no Ceará, onde cursou o ensino fundamental, antigo curso primário e ginasial.  Chegou ao Recife aos 12 anos de idade, em 1952, devido à transferência profissional do seu padrasto. O senhor Belmiro de Sousa, então integrante da marinha mercante brasileira, trouxe a família composta pela esposa, a senhora Laura Caúla de Sousa, e seus quatro filhos, dentre estes a pequena Helena, com 12 anos de idade.
 
Em 13 de fevereiro de 1959, iniciou sua carreira no sistema público pernambucano, antes da formação na área jurídica. Ingressou no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) como datilógrafa aos 18 anos. No mesmo ano, foi aprovada no concurso público para o cargo de oficial judiciário do TJPE e passou à condição de funcionária efetiva.
 
Em 1960, ela prestou vestibular e foi aprovada em 1º lugar na Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou Odontologia. Na Capital pernambucana estudou e se formou em Odontologia e Direito, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco nos anos de 1962 e 1967, respectivamente.
 
Na mesma universidade fez Mestrado em Direito e Doutorado em 1968.
 
Em 1966, foi posta à disposição do Poder Executivo, no Instituto de Polícia Técnica (atual Instituto de Criminalística), onde permaneceu até 1974, quando ingressou no Ministério Público de Pernambuco como Promotora. Conforme informa o jornal Diário de Pernambuco do dia 10 de julho de 1974, onde informa que a bacharela Helena Caúla Reis, com média 9,3, foi a primeira colocada no concurso para o cargo promotor público do Estado.
 
Em 1992, publicou o livro Lesões Corporais — Enfoque Médico-Jurídico e contribuiu através do tema Lesões Corporais, na publicação do Compêndio de Medicina Legal Aplicada, coletânea de vários autores publicada pela Universidade Federal de Pernambuco.
 
Em 1993, foi promovida a Procuradora de Justiça por critério de merecimento.
 
Foi ainda, por 35 anos, Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nas áreas de Direito, Odontologia e Farmácia e ministrou aulas esparsas em outros cursos da área de saúde, inclusive Medicina. Teve importantes participações em congressos nacionais e internacionais e nas mais reconhecidas cortes e bancas de estudos do Direito Penal e da Medicina Legal Aplicada.
 
A respeito de ser a Primeira Diretora Pro Tempore da Faculdade de Direito de Recife, encontra-se a informação no DOU Nº 164 - quinta-feira, 27 de agosto de 1998 - seção 2 - página 22 - onde informa que Helena Caúla Reis foi nomeada pela Portaria de Pessoal Nº 728 do dia 25 de junho de 1998 para Cargo de Diretor do Centro de Ciências Jurídica - UFPE e pela portaria de 25 de agosto de 1998 - Vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, no exercício do cargo de Reitor - Geraldo José Marques Pereira, resolve exonerá-la no dia 18 de agosto de 1998.
 
Em 13 de agosto de 2001, marcou a história pernambucana ao ser a primeira mulher a ocupar o cargo de Desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), marcando a história do nosso Estado, na vaga destinada ao Ministério Público pelo Quinto Constitucional. 
 
Em 20 de junho de 2018, em reunião solene no plenário da Casa José Mariano, sede da Câmara Municipal do Recife, entregou o título de cidadã Pernambucana à Desembargadora Aposentada Helena Caúla Reis. A cerimônia contou com a presença do desembargador federal Emérito Manoel Erhardt do TRF5, com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) - Desembargador Ivan de Souza Valença Alves e Diretor da Faculdade de Direito do Recife - Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, entre outros.
 
 
Faleceu no Recife, a jurista Helena Caúla Reis em sua residência, aos 81 anos, na manhã do domingo do dia 23 de janeiro de 2022, em decorrência de complicações causadas por um câncer no pulmão, doença com a qual lidava há seis anos. O velório foi realizado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, mesmo dia do seu falecimento às 16:00. A Drª. Helena Caúla Reis deixou o seu marido, o desembargador aposentado Aquino de Farias Reis, os filhos César Caúla e André Caúla, noras e seis netos.
 
 
Fontes Consultadas:
 
>> Academia Pernambucana de Letras Jurídicas - 40 Anos - Comemorações e Posse de Acadêmicos - Revista - n º 02 – 2016 
 
>> ALEPE – PROPOSIÇÕES -  Concede o Título de Honorífico Cidadão Pernambuco à Exma. Dêsa. Helena Caúla Reis
 
>> Almanaque Centenário 1915 - 2015: Impresa Ofivial do Estado de Pernambuco - Por Cepe
 
>> Associação Beneficente Criança Cidadã | Revista Criança Cidadã 
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil -  Diario de Pernambuco (PE)   - 10 de julho de 1974 
 
>> CÂMARA DOS DEPUTADOS - ETAQ - Sessão: 157.4.55.O Hora: 14:56 Fase: BC  Orador: DANILO CABRAL Data: 19/06/2018 - Com redação final 
 
>> Camara Municipal do Recife - Casa de José Mariano – Notícias - Helena Caúla Reis recebe título de Cidadã Recifense 
 
>> Diário Oficial União Nº 164 - quinta-feira, 27 de agosto de 1998 - seção 2 - página 22 
 
>> Dossiê da aluna Helena Caúla Reis – Graduação - 1967  – Acervo do Arquivo da FDR  
 
>> Dossiê da aluna Helena Caúla Reis – Doutorado  - 1968  – Acervo do Arquivo da FDR 
 
>> JC - LUTO - Morre aos 81 anos Helena Caúla Reis, a mulher que foi pioneira no Judiciário de Pernambucano 
 
>> Jusbrasil – Publicado pelo  Tribunal de Justiça de Pernambuco  - Saiba mais sobre Helena Caúla Reis
 
>> Morada da Memória - Helena Caula Reis - 06 . 10 . 1940 ~ 23 . 01 . 2022
 
Data da última modificação: 24/01/2022, 07:21