Curiosidades Curiosidades

Voltar

Você sabia que no dia 20 de outubro comemora-se o Dia do Arquivista no Brasil?

A data de 20 de outubro foi dedicada aos profissionais de arquivo, devido a proposta de inclusão no projeto da Constituinte, da criação de um Arquivo Público no Brasil. A proposta foi encaminhada pelo então deputado Pedro de Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda, em 20 de outubro de 1823. O referido projeto foi consagrado na Constituição de 25 de março de 1824, contudo, somente 15 anos depois, através do regulamento nº 2, de 02 de janeiro de 1838, durante a menoridade de D. Pedro II, é que o Arquivo foi finalmente criado, dentro do Ministério do Império, dando origem assim, ao atual Arquivo Nacional.

 

Diante da importância do fato histórico, e da necessidade de rememorar a relevância dos Arquivos para a ressignificação da memória social e na gestão administrativa, o dia 20 de outubro foi escolhido para ser o Dia do Arquivista.

 

Para reforçar ainda mais a significância desta data para nós, que fazemos parte do Arquivo da Faculdade de Direito do Recife, Pedro de Araújo Lima foi o primeiro diretor efetivo do Curso Jurídico de Olinda, nomeado a partir da fundação do curso. Contudo, a sua posse só ocorreu no dia 1º de março de 1830, onde permaneceu em exercício por poucos meses, já que sua vida como político, o impedia de exercer, de fato, a função de diretor.

 

 

Pedro de Araújo Lima nasceu em Sirinhaém, em 22 de dezembro de 1793, filho do capitão Manoel de Araújo Lima e de Anna Teixeira Cavalcanti, ambos da mais fina aristocracia açucareira pernambucana. Estudou as primeiras letras (humanidades) em Recife, e em 1813 foi cursar Direito em Coimbra. Quando foi regente do Império, entre 1837 e 1840, após a renúncia do Padre Feijó, criou no Rio de Janeiro o Imperial Colégio Pedro II, o Arquivo Público e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do qual foi sócio-fundador.

 

Você sabe o que faz um Arquivista?

 

Arquivistas são profissionais da informação que tem a responsabilidade de gerir, organizar e franquear o acesso ao acervo Arquivístico sob sua custodia, respeitando sempre, os princípios legais. Trabalham, sobretudo, para garantir que as necessidades e demandas da administração, sejam elas públicas ou privadas, sejam atendidas, auxiliando assim, na tomadas de decisões e na preservação da memória institucional. Além disso, é esse o profissional que trata e busca garantir que a sociedade tenha acesso a sua história através da preservação do acervo e da disseminação do seu valor. Vale lembrar ainda, que o Arquivista é um profissional que está inserido no seu tempo, e por isso, acompanha as mudanças da sociedade, se capacitando para atender, da melhor forma possível, o seu público. Neste sentido, o profissional está apto a trabalhar com arquivos físicos e digitais, e ainda, com gêneros distintos.

 

Fontes consultadas:

 

- ARQUIVO NACIONAL. Pedro de Araújo Lima. Conheça o fundador do Arquivo Nacional. Disponível em: http://arquivonacional.gov.br/br/component/tags/tag/pedro-de-araujo-lima. Acesso em 16 out. 2020.

- BEVILÁQUA, Clóvis. História da Faculdade de Direito do Recife. 3ª ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012.

- FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE. Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931. Disponível em: link. Acesso em 16 out. 2020.

Data da última modificação: 11/12/2020, 18:12