Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos

Fotografia do Dr. Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos – Fonte – Personalidades do Paraná Museu Paranaense
 

Há 105 anos morria o Dr. Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos, que foi um Advogado, escritor, jornalista, poeta, autor de obras didáticas e teatrais. Fundador do Colégio Paranaense, diretor da Instrução Pública do Paraná, secretário de Estado dos Negócios, Interior, Justiça e Instrução Pública; juiz em Morretes e prefeito de Curitiba em 1916.

Conforme consta na certidão de idade, aos 23 de fevereiro de 1862 de minha licença na Capela de Nossa Senhora dos Prazeres dos Guararapes na freguesia da Muribeca e Reverendo Frei Bento do Monte Carmelo Flores, Religioso Carmelita, batizou solenemente a Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos, branco, nascido a 04 de janeiro de 1862, filho legítimo de Ignácio Ferreira dos Santos e de Rosa alexandrina Saraiva Galvão. Foram padrinhos o Reverendo vigário encomendado da Muribeca Claudino Antônio dos Santos Lira e Rosa Maria dos Prazeres, avó materna.

Conforme consta na Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife, ingressou no curso de Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito do Recife - em 28 de abril de 1882, onde também estudavam na época Graça Aranha, Raul Pompéia, Clóvis Beviláqua, entre outros. E o encerramento da matrícula do 1º ano jurídico foi em 20 de outubro de 1882.

Ainda estudante na faculdade, publicou três livros de poesia: "Estatuetas" (1883); "Ebulições" (1884) e "Sons e Brados" (1886). Vale destacar que foi aluno de Tobias Barreto e bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito do Recife em 1886.

Claudino dos Santos com 24 anos, época de sua formatura como Bacharel em Advocacia 

Em 1889, começou a escrever no "Diário de Notícias" de Recife e logo em seguida mudou-se para o Paraná, com a intenção de atuar como Advogado. 

Na capital paranaense, foi juiz municipal em Ponta Grossa e em Morretes, como também, começou e escrever no jornal "A Federação" (de Curitiba), periódico que defendia o federalismo no Brasil e com a vitória do governo na Revolução Federalista e a retomada de Curitiba pelas tropas de Floriano Peixoto, Claudino se exilou na Europa por alguns anos.

Em seu retorno ao Paraná, fundou o Colégio Paranaense, lançou o livro "Primeiro e Segundo Livro de Leitura" e começou a exercer cargos públicos, como: Secretário de Viação.

Em 1896, escreveu uma peça de teatro denominada "Fui a Curitiba" e no mesmo ano lançou "À memória de Carlos Gomes". Também escreveu: "O batizado" (livro de poesia lançado em 1899), "Poema da dor" (poesias de 1902) e contribuiu para "Mosaico poético", coletânea de poesias lançada em Recife, em obra póstuma.

Ingressou na Justiça Federal como juiz substituto, em 1º de maio de 1899, em Curitiba. Após seu desligamento do Poder Judiciário, atuou como secretário de Estado dos Negócios de Obras Públicas e Colonização em 1908; diretor-geral da Instrução Pública em 1912; secretário de Estado dos Negócios de Interior, Justiça e Instrução Pública em 1913; deputado federal em mais de uma legislatura e membro do diretório central do Partido Liberal.


Em 1906 foi eleito Deputado Estadual pelo Partido Republicano Federal e em 1916 elegeu-se Prefeito de Curitiba pelo Partido Republicano Paranaense, cargo este, que ocupou até a data de seu falecimento. Claudino dos Santos foi casado com Elvira Alves Branco e teve sete filhos, entre eles, o Deputado Federal Arthur Ferreira dos Santos.

No dia 21 de janeiro de 1917, Dr. Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos - prefeito de Curitiba e político de real prestígio do Estado do Paraná, foi submetido a uma cirurgia e quando foi tirar os pontos da cisura, a fim de ter alta, quando entrou em agitação e pouco depois veio a falecer, vitima de uma síncope cardíaca em um quarto particular do Hospital Gamboa – no dia 31 de janeiro de 1917. O seu corpo foi embalsamado pelo Dr. Nabuco de Gouvea, o seguiu para “Itaquera” onde recebeu homenagens do povo paranaense.

Fontes Consultadas: 

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – A Epoca (RJ) - 03 de fevereiro de 1917

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Pequeno Jornal : Jornal Pequeno (PE) - 03 de fevereiro de 1917

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – A Republica : orgam do Partido Republicano (PR) - 03 de fevereiro de 1917

>> Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos - Personalidades do Paraná Museu Paranaense

>> Livro de Certidão de idade de 1882 - Acervo do Arquivo da FDR 

 >> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife nos anos de 1881 a 1887 

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR 

>> Portal domínio Público - Foto Claudino Rogoberto Ferreira Santos, bacharel em 1886 (Col. Francisco Rodrigues; FR-05120)

>> Resgate histórico da Justiça Federal : 1890-1937 / [Coordenação: Rubem Lima de Paula Filho] – Brasília : Tribunal Regional Federal da 1ª Região, 2010

Data da última modificação: 24/02/2022, 20:11