Casa Joaquim Amazonas - Anexo II - Bloco A - Arquivo do CCJ - Este prédio foi construído no inicio do século XX e serviu como residência até 1946. Foi adquirida a família Armindo Moura, pela Universidade do Recife, para sede da Reitoria, na gestão do seu primeiro Reitor Joaquim de Almeida Amazonas.

O Arquivo da Faculdade de Direito do Recife

A Faculdade de Direito de Recife foi criada em 11 de agosto de 1827 por lei do imperador Dom Pedro I. Nesta data foram criados, simultaneamente, dois Cursos Jurídicos, um na cidade de Olinda e outro na cidade de São Paulo (Faculdade de Direito de São Paulo).

Notícias Notícias

Voltar

21 de Setembro de 2019 - nos jardim Faculdade de Direito do Recife – Centenário da coroação de Nossa Senhora do Carmo.

A Coroação Canônica da imagem de Nossa Senhora do Carmo ocorreu em 21 de setembro de 1919. A imagem doada por Maria I saiu da Igreja do Carmo, desfilou pelo Centro do Recife até nos jardim Faculdade de Direito do Recife. A solenidade contou com a participação de 34 bispos brasileiros.

Coroação Canônica da imagem de Nossa Senhora do Carmo,

ocorrida nos jardim da Faculdade de Direito do Recife, em 21 de setembro de 1919

Foto: Basílica do Carmo - Recife/Arquivo

Na tarde de 21 de setembro de 2019, nos jardim Faculdade de Direito do Recife receberá a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Onde até hoje há uma placa existente na instituição de ensino assinala o evento e está na lateral contígua à Rua do Hospício. O evento servirá para assinalar o transcurso da data em que a imagem da santa recebeu coroação canônica, sendo transformada em Rainha do Recife e de Pernambuco. 

Placa assinalando a cerimônia

Foto: Elivanda Souza

O cortejo sairá da Basílica do Carmo e seguirá pelas avenidas Nossa Senhora do Carmo e Martins de Barros, passando em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, ponte Princesa Isabel e ruas da Aurora, João Lira, do Hospício e Princesa Isabel. 

Data da última modificação: 23/04/2020, 17:48

Vídeos Vídeos

  • Maria Bernadete Neves Pedrosa - Docente da FDR
  • A TV Justiça conta a história da criação dos primeiros cursos jurídicos ...
  • O mais antigo funcionário da UFPE - vídeo produzido pelo Núcleo de Audio...

Contato Contato

Arquivo do CCJ

Para melhor atendimento, fazer agendamento prévio.

(81) 2126 - 7892

Localização Localização