Casa Joaquim Amazonas - Anexo II - Bloco A - Arquivo do CCJ - Este prédio foi construído no inicio do século XX e serviu como residência até 1946. Foi adquirida a família Armindo Moura, pela Universidade do Recife, para sede da Reitoria, na gestão do seu primeiro Reitor Joaquim de Almeida Amazonas.

O Arquivo da Faculdade de Direito do Recife

A Faculdade de Direito de Recife foi criada em 11 de agosto de 1827 por lei do imperador Dom Pedro I. Nesta data foram criados, simultaneamente, dois Cursos Jurídicos, um na cidade de Olinda e outro na cidade de São Paulo (Faculdade de Direito de São Paulo).

Notícias Notícias

Voltar

5ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS / DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS

09 de junho: Dia Internacional dos Arquivos

O principal objetivo desta data é a promoção e divulgação de causas relativas aos arquivos públicos a nível mundial. Além disso, o Dia Internacional dos Arquivos também busca conscientizar o público sobre a importância dos arquivos para a preservação da memória de uma sociedade. O Dia Internacional dos Arquivos foi criado durante a Assembleia Geral do Conselho Internacional dos Arquivos (CIA), em novembro de 2007. A escolha do dia 9 de junho é uma homenagem ao dia em que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou a CIA, em 1948.

Você conhece o acervo do Arquivo da Faculdade de Direito do Recife?

O Arquivo da Faculdade de Direito do Recife é uma unidade do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco responsável pela custódia, processamento técnico, conservação e acesso a documentos produzidos e recebidos pelo Curso Jurídico de Olinda / Faculdade Direito do Recife, em função de suas atividades administrativas e acadêmicas.

O acervo arquivístico da Faculdade de Direito do Recife é preservado devido o seu valor histórico, testemunhal, legal, probatório, cientifico-cultural ou de relevância social. As informações contidas nos documentos servem para a eficácia da ação administrativa, como probatória da garantia de direitos ou como fonte de pesquisa.

A consulta ao Arquivo é de acesso livre, à exceção da documentação que contenha informações restritas ou sigilosas, conforme as hipóteses legais existentes no direito brasileiro, em que se destaca a Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011.

A seguir você vai poder conhecer um pouco mais sobre os diversos documentos que compõem o acervo.

 
 
Data da última modificação: 28/06/2021, 11:39

Vídeos Vídeos

  • Maria Bernadete Neves Pedrosa - Docente da FDR
  • A TV Justiça conta a história da criação dos primeiros cursos jurídicos ...
  • O mais antigo funcionário da UFPE - vídeo produzido pelo Núcleo de Audio...

Contato Contato

Arquivo do CCJ

Para melhor atendimento, fazer agendamento prévio.

(81) 2126 - 7892

Localização Localização