Histórico:

A Área II é um órgão de apoio do Centro de Ciências Exatas e da Natureza(CCEN).Ela  foi criada em 1971 com o objetivo de congregar os Ciclos Geral e Básico dos cursos de Tecnologia e de Ciências Exatas, atendendo atualmente 8.991 alunos distribuidos em 162 turmas.

O ciclo básico está sob a responsabilidade do CCEN, o qual é reconhecido pelo potencial de suas pesquisas e pela qualificação de seus docentes.O centro fornece base científica necessária para o desenvolvimento da carreira escolhida e para a formação educativa e profissional com qualidade ao conjunto de estudantes que cursam as disciplinas básicas dos cursos de graduação do CCEN,CIN e do Centro de Tecnologia da Informação.

A Área II atende aos seguintes cursos:

Bacharelado: Engenharia(Alimentos, Biomédica, Cartografia, Civil, Computação, Elétrica-Eletrônica, Elétrica-Eletrotécnica, Mecânica, Minas, Produção e Química), Ciência da Computação, Estatística, Física, Matemática, Química, Geologia e Química Industrial.

Licenciatura: Física, Matemática e Química.

Coordenador:

Helio Machado da Silva Porto Neto (DMAT).

Vice-Coordenação:

Kleber Gonçalves B. Alves

Funcionários:

Maria Elisângela Fagundes da Silva (Secretária)

Tiago Alexandre da Silva Valle

Wanessa Fernanda Costa Silva

Josevaldo Horácio Lins ( Horário da noite)

Ricardo Luiz de Souza

Luciano Luiz Araújo da Silva