Área II

Sobre

A Área II é um órgão de apoio do Centro de Ciências Exatas e da Natureza(CCEN).Ela  foi criada em 1971 com o objetivo de congregar os Ciclos Geral e Básico dos cursos de Tecnologia e de Ciências Exatas, atendendo atualmente 8.991 alunos distribuidos em 179 turmas.

O ciclo básico está sob a responsabilidade do CCEN, o qual é reconhecido pelo potencial de suas pesquisas e pela qualificação de seus docentes.O centro fornece base científica necessária para o desenvolvimento da carreira escolhida e para a formação educativa e profissional com qualidade ao conjunto de estudantes que cursam as disciplinas básicas dos cursos de graduação do CCEN,CIN e do Centro de Tecnologia e Geociências.

 

  • A Área II atende aos seguintes cursos:

Bacharelado: ABI - Engenharia, Engenharia(Alimentos, Biomédica, Cartográfica, Civil, Computação, Controle e Automação, Eletrônica, Elétrica, Energia, Mecânica, Minas, Materiais, Naval, Produção, Química e Telecomunicações), Ciência da Computação, Estatística, Física,  Matemática, Oceanografia, Química e Geologia.

Licenciatura: Física, Matemática e Química.

Notícias Notícias

Voltar

Banco de dentes da UFPE volta à ativa

Criado em julho de 2002, o banco é composto exclusivamente por doações que são tratadas e armazenadas

O Banco de Dentes Humanos (BDH) da UFPE está funcionando normalmente às sextas-feiras das 8h às 11h30. O banco está vinculado ao curso de Odontologia através do Departamento de Prótese e Cirurgia Bucofacial e atende às demandas de material dentário para ensino e pesquisa na Universidade.

O professor Carlos Menezes Aguiar coordena o BDH, junto com a professora Andréa Cruz Câmara, vice-coordenadora. Além disso, o banco conta com a colaboração da professora Élvia Christina de Almeida Barros e a bolsista Andressa Carolina da Silva Lira.

Criado em julho de 2002, o banco é composto exclusivamente por doações que são tratadas e armazenadas, para então serem usadas pelos estudantes e pesquisadores da Universidade. “O Banco de Dentes é crucial para qualquer departamento que queira pesquisar com dentes”, explica o professor Carlos. Segundo ele, a comunidade da UFPE só pode utilizar dentes do BDH devido a normas do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) que regulamentam o uso desse tipo de material.

Para os interessados em doar dentes, é preciso entregar um formulário que pode ser adquirido na página do curso de Odontologia e entregá-lo no Banco de Dentes. Os dentes a serem doados devem ser lavados com água e sabão e armazenados num recipiente devidamente identificado contendo água destilada ou soro fisiológico que devem ser trocadas semanalmente.

O empréstimo ou doação de dentes para uso na aprendizagem ou em pesquisa também é feito mediante o preenchimento e assinatura do Formulário de Solicitação de Dentes. Para pesquisa, o pesquisador deve anexar o projeto de pesquisa ao formulário (Anexo C). Enquanto que para aprendizagem, o estudante deve anexar o comprovante de matrícula da disciplina responsável pela solicitação dos espécimes ao formulário (Anexo B).

Mais informações
Banco de Dentes Humanos
(81) 2126.8340
(81) 2126.8341
bancodedentesufpe@hotmail.com

Data da última modificação: 25/09/2017, 14:34

Eventos Eventos

Contatos Contatos

Secretaria da Área II

INFORMAÇOES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA DA ÁREA II: Atendimento de segundas às sextas-feiras de 7:00 às 22h.

(81) 2126 8468/ 2126 8469
Profº Edilson Lucena Falcão Filho
Coordenador da Área 2
(81) 2126 8468/ 2126 8469
Maria Elisângela
Secretária Executiva

DE SEGUNDA A SEXTA: 07:00-13:00

Isaac Francisco de Souza Dias
Assistente Administrativo

DE SEGUNDA A SEXTA: 07:30-13:30

Josevaldo Horacio
Assistente Administrativo

DE SEGUNDA A SEXTA: 07:00-13:00

Júlio Gomes Neto
Assistente Administrativo

DE SEGUNDA A SEXTA: 12:00-18:00

Luciano Silva
Apoio Administrativo

DE SEGUNDA A SEXTA: 13:00-19:00

Ricardo Luiz de Souza
Assistente Administrativo

DE SEGUNDA A SEXTA: 16:00-22:00

Tiago Alexandre da Silva Valle
Técnico em Assuntos Educacionais

DE SEGUNDA A SEXTA: 11:00-17:00

Localização Localização