Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Teses em Ciências da Computação abordam codificação em projetos de softwares e eventos complexos na Web of Things

Ambos os trabalhos serão apresentados às bancas amanhã pela manhã

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE vai promover as 415ª e 416ª defesas de teses de doutorado, amanhã (14). A pesquisa “Em direção a um método baseado em métricas para predição de impacto em atividades de codificação em projetos de software”, do aluno Anderson Fonseca e Silva, que contou com a orientação do professor Vinícius Cardoso Garcia, vai ser defendida , às 8h, na sala E-423 do Centro de Informática (CIn) 

A banca é composta pelos professores Lincoln Souza Rocha (UFC/Departamento de Computação), Sergio Castelo Branco Soares (UFPE/Centro de Informática), Vanilson Andre de Arruda Buregio (UFRPE/Departamento de Estatística e Informática), Daniel Lucrédio (UFSCar/Departamento de Computação) e Leandro Marques do Nascimento (UFRPE/Departamento de Estatística e Informática).

Já o trabalho “Gito: Uma Arquitetura Baseada em Políticas para Coordenação de Processamento de Eventos Complexos na Web of Things”, produzido pelo aluno Jorge Cavalcanti Barbosa Fonsêca, sob orientação dos professores Carlos Andre Guimarães Ferraz e Kiev Santos da Gama, será apresentado também às 8h, no anfiteatro do Centro de Informática (CIn). 

A banca examinadora será composta pelos professores Nelson Souto Rosa (UFPE/Centro de Informática), Vinicius Cardoso Garcia (UFPE/Centro de Informática), Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo (UFPE/Centro de Informática), Fabio Moreira Costa (UFG/Instituto de Informática) e Thais Vasconcelos Batista (UFRN/Departamento de Informática e Matemática Aplicada).

Resumo 1

Diante do cenário econômico atual, cada vez mais empresas de diversos segmentos procuram reduzir custos através da automatização de seus processos e operações por meio de software, tornando-se evidente o aumento em investimentos, bem como, o crescimento em demandas de construção e evolução de sistemas. Ao longo dos anos, trabalhos no estado da arte de Engenharia de Software vêm demonstrando que os custos relacionados à manutenção de software alcançaram aproximadamente 70% do valor total de construção dos sistemas. Deste modo, questões como avaliação de qualidade contínua bem como o custo envolvido em evoluções se tornaram fatores de suma importância para a tomada de decisão no que tange à continuidade de um determinado software, sua replataformização ou substituição. Observando tal contexto, o propósito deste trabalho está em entender como subsidiar tal tomada de decisão, direcionando e, esclarecendo implicações e custos associados, bem como, quais ações iniciais podem ser adotadas. Por meio de conceitos como: arqueologia de software, sendo possível avaliar a evolução histórica do projeto por meio das revisões obtidas em repositórios de código; análise de métricas primitivas e compostas de código, de design orientados a objetos e de manutenibilidade; projeção de custos e retorno de investimento em manutenção de software, torna-se possível estabelecer um método para se caracterizar, avaliar e direcionar a melhoria do design, identificando pontos críticos do sistema e direcionando ações para um trabalho de evolução e manutenção de software de forma proativa. Durante um período de dois anos, este trabalho avaliou como a tomada de decisão impactava na qualidade dos projetos desenvolvidos por uma consultoria de TI com atuação global no desenvolvimento e manutenção de sistemas. De forma prática, foi selecionado um conjunto de projetos de software, segmentados em verticais da indústria, permitindo um levantamento sobre o estado atual de cada projeto com relação a métodos de construção, acompanhamento das atividades com avaliações periódicas, direcionamentos junto com lideranças e discussões. As avaliações dos projetos tanto de código aberto quanto projetos na indústria privada, totalizaram mais de 20 avaliações. Como resultado, os stakeholders envolvidos adotaram a abordagem como direcionador para a tomada de decisão e argumento de venda para novos contratos de melhoria e replataformização de produtos legados.

Resumo 2

A proliferação de dispositivos com poder de comunicação criou um novo paradigma tecnológico conhecido como Internet of Things (IoT). Através da integração da IoT com as aplicações da internet surge a Web of Things (WoT). Atualmente, soluções da WoT compartilham seus fluxos de dados com a nuvem em busca de ganho de performance no processamento das informações. Dentre as técnicas de análise de fluxo de dados, o Processamento de Evento Complexos (CEP) vem se destacando pela sua capacidade de detectar padrões através de eventos simples. Considerando que um dispositivo da WoT pode possuir conectividade, memória e processador suficientes para efetuar CEP localmente, consegue-se reduzir o tempo de resposta do processamento como um todo. Baseado nesta premissa, este trabalho investiga a execução de um sistema CEP em um dispositivo da WoT com objetivo de definir uma arquitetura baseada em políticas para coordenação de processamento de eventos complexos. A arquitetura proposta, chamada de Gito, gerencia e distribui o processamento dos dados entre o dispositivo WoT e os servidores remotos localizados na névoa e na nuvem. Um experimento analisando o desempenho do CEP em diferentes cenários foi realizado com intuito de entender o comportamento do processamento em diversas situações e validar a arquitetura. Os resultados mostram que uma distribuição dinâmica do fluxo de dados reduz o tempo de resposta do processamento dos dados como um todo.

Data da última modificação: 13/09/2018, 11:49