Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação promove defesa de dissertação

O trabalho foi orientado pela professora Bernadette Farias Lóscio

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação promove a defesa da dissertação “Uma Estratégia para o Refinamento Rolaborativo de Dados na Web Baseada em Social Coding”, do mestrando Helton Douglas Araújo dos Santos, às 14h de amanhã (22), na sala E423 do Centro de Informática (CIn), no Campus Recife da UFPE.

O trabalho foi orientado pela professora Bernadette Farias Lóscio e a banca de defesa será composta por ela e pelas professoras: Ana Carolina Salgado (UFPE/Centro de Informática) e Vaninha Vieira dos Santos (UFBA/Departamento de Ciência da Computação).

Resumo

Desde o seu surgimento, a web tem emergido como um importante canal de compartilhamento e troca de informações, habilitando a publicação, a propagação e o consumo de conjuntos de dados de diferentes domínios. Em particular, na web há uma participação ativa de atores que, por sua vez, estão envolvidos na publicação e no consumo dos dados que são publicados na web. Um ator pode ser um indivíduo, empresa, um sistema ou um dispositivo e pode agir como um publicador ou como um consumidor de dados. O publicador entrega, produz e refina dados de algum tipo de acordo com condições específicas. Já o consumidor, acessa e consome os dados, realizando análises, construindo visualizações, como também gerando novos dados. Ambos os atores interagem entre si trocando conjuntos de dados. A web também apresenta uma estrutura heterogênea em relação à publicação e ao compartilhamento dos dados. Esta estrutura é dividida em várias fases que norteiam o processo de publicação e consumo de dados na web. O conjunto dessas fases é chamado de ciclo de vida dos dados na web, são elas: planejamento, criação, publicação, acesso, consumo, feedback e refinamento. No que lhe concerne, o refinamento de conjuntos de dados diz respeito às atividades de limpeza e enriquecimento de dados, como também a atualizações e adição de novos dados a conjuntos de dados já existentes. Usualmente, o refinamento é realizado pelos publicadores de dados antes de efetuarem a publicação dos dados. Porém, consumidores de dados também realizam frequentemente a limpeza e o enriquecimento de conjuntos de dados ao processarem os mesmos nas suas atividades de consumo. É importante notar que o resultado do refinamento realizado pelos consumidores, na maioria das vezes, não é compartilhado nem com os publicadores do conjunto de dados original nem com outros consumidores interessados no mesmo conjunto de dados. Dessa forma, é muito comum que exista retrabalho, tanto por parte dos publicadores como por parte dos consumidores, uma vez que o resultado das atividades de refinamento não são compartilhadas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor uma estratégia baseada nos princípios de open collaboration e social coding que permite o refinamento de conjuntos de dados publicados na web de forma colaborativa, contribuindo para reduzir o retrabalho nas atividades de refinamento, bem como para melhorar a qualidade dos conjuntos de dados na web.

Mais informações
(81) 2126.8430

Data da última modificação: 21/08/2018, 15:28