Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Primeiras monografias da residência em Medicina de Família e Comunidade do CAA serão apresentadas amanhã (4)

Os estudos abordam o uso da auriculoterapia na atenção básica e a terapia comunitária como um instrumento de cuidados em saúde mental

As primeiras monografias da residência em Medicina de Família e Comunidade da UFPE do Campus do Agreste (CAA) serão apresentadas amanhã (4), na sala de tutoria 7, do Núcleo de Ciências da Vida (no Polo Comercial de Caruaru).

Às 16 h, Augusto Cezar Dal Chiavon, orientado pela professora Viviane Xavier de Lima e Silva, apresenta a monografia “A experiência da auriculoterapia na atenção básica: perspectivas de cuidado em saúde”. A banca avaliadora será formada pela professora Cláudia de Aguiar Maia Gomes (UFPE) e pela médica Janaína de Oliveira (SMS Caruaru).

O trabalho traz uma análise de experiência do uso da auriculoterapia em usuários e trabalhadores da saúde da atenção básica, na estratégia de saúde da família do distrito Rafael, em Caruaru, durante o ano de 2016, como resultado do curso de auriculoterapia na atenção básica ofertada pelo Ministério da Saúde/Universidade Federal de Santa Catarina.

Às 17 h, Elias Beserra Bonifácio, orientado pela professora Cláudia de Aguiar Maia Gomes, apresenta a monografia “Implantação da Terapia Comunitária numa Unidade de Saúde da Família de Caruaru: Relato de Experiência”. Compõem a banca avaliadora a professora Viviane Xavier de Lima e Silva (UFPE) e a médica Janaína de Oliveira (SMS Caruaru).

O trabalho teve como objetivo analisar a implantação da terapia comunitária como um instrumento de cuidados em saúde mental na atenção primária à saúde. Fundamentado na observação participante, com os dados coletados por meio de entrevista aberta, da análise de prontuários e da fala dos usuários nas rodas de terapia e nas consultas individuais realizadas após a participação nessas rodas, o estudo permitiu verificar a grande adesão dos usuários à Terapia Comunitária, bem como observar os passos a serem seguidos para implantação da mesma na Atenção Primária.

Mais informações
Núcleo de Ciências da Vida
(81) 2103.9162

 

Data da última modificação: 03/10/2017, 16:46