Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação promove defesas de dissertações no final deste mês

As defesas serão realizadas no dia 27 deste mês, às 9h e 10h

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (PPGCGTG), vinculado ao Centro de Tecnologias e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove duas defesas de dissertação de mestrado no final deste mês. Os trabalhos serão defendidos no dia 27 deste mês, às 9h e 10h, de forma virtual. O primeiro trabalho, intitulado “Uma abordagem cartográfica do risco de espalhamento da Covid-19 em Recife - PE”, foi produzido pela discente Ana Cláudia Bezerra de Albuquerque Borborema de Andrade e orientado pela professora Andrea Flávia Tenório Carneiro. A dissertação será defendida às 9h e a banca examinadora será composta pela orientadora e pelos professores Francisco Jaime Bezerra Mendonça e Neison Cabral Ferreira Freire.

Já o segundo trabalho, de título “Geotecnologias aplicadas a detecção de mudanças na poluição atmosférica: estudo de caso Nordeste brasileiro”, foi escrito pela aluna Laízy de Santana Azevedo e orientado pela professora Ana Lúcia Bezerra Candeias. A defesa será realizada às 10h, através do Google Meet e a banca examinadora será composta pela orientadora e pelos professores João Rodrigues Tavares Júnior e Ranyére Silva Nóbrega.

Os interessados em assistir às defesas devem solicitar o link de acesso para o e-mail pgcgtg@gmail.com.

Resumo 1

Entender os relacionamentos existentes entre os serviços disponíveis em uma sociedade sob a ótica da mobilidade e controle urbano, além de fornecer aos governantes meios para uma adequada gestão da saúde pública, vem por auxiliar o desenvolvimento de estratégias eficazes para contenção de pandemias. Perante o surto da Covid-19, reconhece-se o impacto que os sistemas de transportes e a gestão da mobilidade têm sobre a disseminação da doença, e a importância do estudo sobre esse processo. Logo, no intuito de determinar o risco associado à pandemia, utilizando o transporte público coletivo como veículo de espalhamento da doença e o acumulado de casos no contexto inicial epidemiológico, o presente trabalho tem por objetivo identificar quais dos bairros do Recife, capital do estado brasileiro de Pernambuco possuem maior propensão à disseminação da Covid-19, relacionando esse risco ao envelhecimento populacional e à vulnerabilidade social. Para tanto, realiza-se uma explanação sobre a metodologia empregada na determinação do Perigo Potencial que, a partir dos dados de viagem da Pesquisa OD, foi possível determinar quais bairros recifenses possuíam maior capacidade de absorção do número de casos da doença. Os resultados possibilitaram relacionar o fenômeno com essas características sociais, apontando que o tráfego de pessoas que utilizam transporte público é um importante indicador para identificar as áreas com maior risco à disseminação da Covid-19, e que requerem maiores atenções no combate à pandemia.

Resumo 2

Essa pesquisa propõe identificar mudanças na poluição atmosférica do Nordeste Brasileiro através da detecção remota. Utilizou-se produtos diários de profundidade óptica de aerossol (AOD) do Modis satélite Terra/Aqua e imagens do Sentinel 5P-Tropomi para investigar mudanças no nível de AOD e NO2 (Dióxido de Nitrogênio), respectivamente, durante o ano de 2020 em comparação com o mesmo período do ano de 2019. Em março de 2020, a Organização Mundial de saúde (OMS) declarou a pandemia da Covid-19. Presumiu-se, então, que medidas preventivas de isolamento social, adotadas para retardar a disseminação do vírus, poderiam ter reduzido o nível de poluição do ar e, portanto, a concentração de NO2 e AOD. As principais conclusões do estudo revelaram que o nível de NO2 em todo o território nordestino apresentou maior queda no segundo bimestre de 2020 (-4,69%), que corresponde ao período de rápido crescimento da pandemia e início dos eventos de bloqueio social. Já o quinto bimestre apresentou o maior aumento (+8,32 %). Não houve diminuição significativamente nos níveis de AOD nos dois primeiros bimestres de 2020 em relação ao ano de 2019. Nas áreas estratégicas (áreas urbanas, industriais e entorno de reservatórios de água), os resultados revelaram uma coerência entre a análise realizada para o Nordeste. O nível de NO2 diminuiu nos dois primeiros bimestres e para o AOD essa diminuição ocorreu principalmente no quarto e quinto bimestre.

Data da última modificação: 14/05/2021, 17:04