Agenda de Defesas
- UFPE/
- Pesquisa/Inovação/
- Agenda de Defesas/
- Pós em Economia promove defesa de tese de doutorado na manhã desta sexta-feira (26)
Agenda de defesas Agenda de defesas
Pós em Economia promove defesa de tese de doutorado na manhã desta sexta-feira (26)
O trabalho contou com a orientação do professor Raydonal Ospina Martínez
O Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes) da UFPE promove defesa de tese de doutorado de Renan Oliveira Regis nesta sexta-feira (26), a partir das 9h. A apresentação acontecerá de forma remota, através da plataforma Google Meet. É recomendado aos interessados em assistir que entrem com o microfone e câmera desligados.
Com título “Precificação de Ativos: Uma Análise dos Cinco Fatores de Fama e French em Modelos GAMLSS”, o trabalho contou com a orientação do professor Raydonal Ospina Martínez, vinculado ao Pimes, e a coorientação do professor Wilton Bernardino da Silva. Além do orientador, a banca avaliadora contará com os professores André Magalhães (Pimes/UFPE), Francisco Cribari Neto (Pimes/UFPE), Charles Ulises De Montreuil Carmona (CCSA/UFPE) e Vinícius Quintas Souto Maior (Departamento de Economia/UFPE).
Resumo
A teoria de precificação de ativos é utilizada em finanças tendo o objetivo principal explicar as taxas de retornos dos ativos de renda variável. Nesse sentido, como uma extensão do modelo básico CAPM (Capital Asset Pricing Model), foi proposto na literatura o modelo de precificação em cinco fatores. Os cinco fatores utilizados são resumidos no prêmio de risco do mercado financeiro, tamanho das empresas, razão de valorização, lucratividade e investimento. Nessa conformidade, e com foco no mercado acionário brasileiro, a presente tese investiga a influência dos prêmios de riscos sobre os excessos de retornos das carteiras de ações com características particulares. Considerando-se que o comportamento distribucional dos modelos estimados apresenta características que divergem da distribuição normal, propõe-se a utilização da classe de modelos Aditivos Generalizados para posição, escala e forma (GAMLSS), os quais permitem a flexibilização das distribuições associadas às variáveis de retornos. Em uma abordagem empírica, os modelos propostos são avaliados em termos do seu poder preditivo para a média dos excessos de retornos. Em termos de contribuição, a tese mostra a utilização de uma abordagem que visa mostrar uma alternativa de estimação para o modelo de cinco fatores de Fama e French (2015) através do uso dos modelos GAMLSS, visando sua aplicabilidade para determinar os retornos das carteiras formadas por ações presentes nos mercados financeiros. Os resultados empíricos mostram-se favoráveis à abordagem empírica proposta no presente trabalho de tese.