Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Doutorando em Computação apresenta tese sobre aprendizagem baseada em problemas

O trabalho foi orientado pela professora Simone Cristiane dos Santos Lima

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove na quarta-feira (8), às 13h, a defesa da tese de doutorado do aluno Gustavo Henrique da Silva Alexandre intitulada “PBL Planner Toolkit: Uma Ferramenta para o Planejamento da Abordagem PBL no Ensino de Computação”. 

O trabalho, orientado pela professora Simone Cristiane dos Santos Lima, será apresentado no auditório do Centro de Informática, para uma banca examinadora composta pelos professores Carina Frota Alves (CIn/UFPE), Cristiano Coelho de Araújo (CIn/UFPE), Flávia Maria Santoro (Unirio), Andre Menezes Marques das Neves (Design/UFPE) e Marcos Alexandre de Melo Barros (Educação/UFPE).

Resumo

O mercado de trabalho em computação tem exigido perfis profissionais que possuam competências diversificadas como a resolução de problemas, a visão de negócio, além de competências técnicas, como programação e ferramentas para desenvolvimento de software. Porém, as formações que se baseiam no modelo de ensino tradicional, fundamentado na transmissão de conhecimentos fixos, não estão preparando os egressos dos cursos de graduação das áreas de Computação para este perfil. Uma alternativa encontrada para melhorar a formação destes egressos tem sido a adoção do método PBL (Problem-Based Learning). Este método tem proporcionado muitas vantagens, como a aprendizagem colaborativa, interação eficaz entre alunos, além de promover a aprendizagem baseada em situações reais que exigem a integração de vários conhecimentos para a resolução de problemas. Para isso, é importante que se faça um bom planejamento para que a utilização da metodologia seja eficiente aos propósitos estabelecidos pelo educador, de forma a evitar que aspectos vitais ao planejamento de ensino na abordagem PBL seja negligenciado ou esquecido. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta de modelo para o planejamento de ensino na abordagem PBL para cursos na área de Computação, com o intuito de apoiar o educador durante o planejamento e promover a colaboração e comunicação entre os atores envolvidos, tais como o professor, o tutor e o coordenador, além de possibilitar um planejamento alinhado aos princípios PBL. O método adotado para elaboração desta pesquisa foi o Design Science Research, composto por cinco tarefas (Entendimento do Problema, Design da Solução, Avaliação da Solução, Implementação da Solução e Avaliação da Implementação) divididos em dois ciclos (Design e Engenharia). E os resultados empíricos obtidos nas avaliações da solução proposta denominada de PBL Planner Toolkit, por meio da realização de três ciclos de engenharia indicam um bom nível de aceitação da ferramenta, bem como indicativos de sua eficácia no planejamento da adoção PBL no qual busca manter a aderência dos princípios PBL ao plano criado, contribuindo para a promoção da colaboração, cooperação e comunicação durante o processo de planejamento, a partir da coleta de dados por meio de questionários, observações, depoimentos e entrevistas.

Data da última modificação: 06/08/2018, 18:08