Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Ciência da Computação promove defesa de dissertação no dia 8 deste mês

A orientação é do professor Alexandre Cabral Mota, e a coorientação é da professora Flavia de Almeida Barros

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE promove defesa de dissertação de mestrado, no dia 8 deste mês, às 9h, no anfiteatro do CIn, Campus Recife. Intitulada “SPt: Uma Nova Abordagem para Revisão Automática de Artefatos de Software e Geração de Planos de Teste”, a pesquisa tem autoria do aluno Cloves Alberto Chaves de Lima. A orientação é do professor Alexandre Cabral Mota, e a coorientação é da professora Flavia de Almeida Barros.

A banca examinadora é composta pelos professores Juliano Manabu Iyoda (UFPE/Centro de Informática), Lucas Albertins de Lima (UFRPE/Departamento de Computação) e Flávia de Almeida Barros (UFPE/Centro de Informática).

Resumo

Os produtos de software devem apresentar níveis de alta qualidade para serem bem-sucedidos em um mercado competitivo. Normalmente, a confiabilidade dos produtos é assegurada pelas atividades de teste. No entanto, o teste de software às vezes é negligenciado pelas empresas devido a seus altos custos, especialmente quando executados manualmente. Sob esta ótica, este trabalho investiga métodos inteligentes para automação de testes de software, com foco no processo de revisão de produtos/artefatos de software. Propomos um novo processo para criação de Planos de Teste com base na inspeção de documentos de software (em particular, Release Notes (RN)) usando técnicas de Mineração de Texto e Recuperação de Informação. O objetivo principal é identificar áreas relevantes da nova versão do software sob teste para serem examinadas pelas equipes de testes exploratórios. Essa informação é automaticamente extraída a partir das Change Request (CR) contidas no campo bugs corrigidos das RNs. Esse processo utiliza as áreas relevantes indicadas para sugerir charters (i.e., casos de teste) para compor planos de teste mais eficientes e, desta forma, aumentar a produtividade das equipes de testes exploratórios. O protótipo implementado, a ferramenta SWAT Plan tool (SPt), foi testado usando dados reais da Motorola Mobility, empresa parceira do Cin. Os experimentos compararam o processo manual atual de revisão dos produtos/artefatos de software com o processo automatizado usando SPt, acessando o tempo gasto e as áreas relevantes identificadas em ambos os métodos. Os resultados obtidos foram muito animadores.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
(81) 2126.8430

Data da última modificação: 06/02/2019, 12:45