Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Ciência da Computação promove defesa de dissertação na próxima terça-feira (5)

O mestrando Cleison Correia de Amorim foi orientado pelo professor Cleber Zanchettin

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove, na próxima terça-feira (5), às 8h30, a defesa da dissertação de mestrado do aluno Cleison Correia de Amorim. O mestrando foi orientado pelo professor Cleber Zanchettin. A apresentação ocorrerá de forma on-line e, para receber o link de acesso da sala virtual, basta entrar em contato com o estudante através do e-mail cca5@cin.ufpe.br.

O trabalho tem o título “Uma abordagem linguística para o reconhecimento de língua de sinais”. A defesa conta com a banca examinadora formada pelos docentes Leandro Maciel Almeida (UFPE/Centro de Informática), Byron Leite Dantas Bezerra (UPE/Escola Politécnica de Pernambuco) e Cleber Zanchettin (UFPE/Centro de Informática).

Resumo

A língua de sinais é uma ferramenta essencial na vida do surdo, capaz de assegurar seu acesso à comunicação, educação, desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Na verdade, ela é a principal força que une essa comunidade e o símbolo de identificação entre seus membros. Por outro lado, o número de indivíduos ouvintes que conseguem se comunicar por meio dessa língua atualmente é pequeno e, na prática, isso acaba trazendo alguns obstáculos para o cotidiano do surdo. Tarefas simples como utilizar o transporte público, comprar roupas, ir ao cinema ou obter assistência médica acabam se tornando um desafio por conta dessa comunicação limitada. O Reconhecimento de Língua de Sinais é uma das áreas de pesquisa que atuam para desenvolver tecnologias capazes de reduzir essas barreiras linguísticas e facilitar a comunicação entre esses indivíduos. Apesar disso, ao analisarmos sua evolução ao longo das últimas décadas, percebemos que seu progresso ainda não é suficiente para disponibilizar soluções efetivamente aplicáveis ao mundo real. Isso ocorre principalmente porque várias pesquisas nessa área acabam não se apropriando ou abordando adequadamente as particularidades linguísticas apresentadas pelas línguas de sinais, que são decorrentes de sua natureza visual. Tendo isso em vista, este trabalho introduz uma abordagem linguística para o reconhecimento de língua de sinais que objetiva estabelecer uma direção capaz de conduzir a avanços mais efetivos para essa área e, consequentemente, contribuir com a superação dos obstáculos hoje enfrentados pelo Surdo.

Data da última modificação: 01/07/2022, 18:33