Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Progepe organiza roda de diálogo sobre importância de abordar a doença celíaca

O evento acontece no dia 28 deste mês, a partir das 15h, no canal de YouTube da UFPE

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), através da Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), em parceria com o Coletivo de Celíacos de Pernambuco (Cocelpe), organiza uma roda de diálogo com a participação da professora Margarida de Castro Antunes, do Centro de Ciências Médicas (CCM) e membro permanente da Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE, e Isabelle Emiliano, Micheline Medeiros e Tatiana Luna, lideranças do Cocelpe. O objetivo do encontro será debater a importância da conscientização da população sobre a doença celíaca.

O evento será virtual e acontecerá na próxima terça-feira (28), a partir das 15h. A transmissão da conversa será aberta ao público em geral no canal de YouTube da UFPE. Não é necessário se inscrever para acompanhar o diálogo.

A doença celíaca (DC) é uma enfermidade autoimune que tem como fator de risco a ingestão ou contato com glúten, mais conhecido como a proteína do trigo. Ela pode ser encontrada na cevada, centeio e traços da aveia e derivados. Essa doença tem início no intestino, mas pode afetar diversos sistemas do organismo, como, nervoso, ginecológico e pele.

O Cocelpe – Coletivo de Celíacos de Pernambuco – busca ações mais seguras e inclusivas no Estado de Pernambuco em defesa dos direitos das pessoas portadores da doença. Estas ações envolvem a conscientização da população, a aplicabilidade da lei voltada para a condição celíaca e a acessibilidade da segurança alimentar das pessoas com a doença.

Para informações sobre a temática, acesse a cartilha informativa sobre a doença, produzida pelo Cocelpe e revisada pela professora Margarida de Castro Antunes (UFPE).

Mais informações
dqv.progepe@ufpe.br

Data da última modificação: 22/06/2022, 16:28