Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Campus do Agreste lança programa de formação em ambientes virtuais e metodologias de ensino

Proposta da formação é favorecer novas práticas de ensino e uma maior integração com a sociedade, por meio de ações extensionistas

A gestão do Campus do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança o programa de formação continuada “Rizoma: o Campus em rede”, elaborado para servir como plataforma para um processo formativo que auxilie a comunidade acadêmica do CAA na integração e utilização de novas ferramentas e metodologias de ensino em ambientes virtuais.

A proposta da formação é favorecer novas práticas de ensino e uma maior integração com a sociedade, por meio de ações extensionistas, além de fortalecer o programa de internacionalização e proporcionar uma maior conexão do campus em rede.

Conceitualmente, o programa Rizoma tem inspiração nas espécies vegetais que apresentam uma estrutura de raízes que crescem de forma rizomáticas, ou seja, que não possuem um único centro ou raiz e tecem uma malha de nós conectados e interdependentes. Este conceito também faz parte do programa proposto pelo Rizoma, ao visar a formação de uma rede virtual que permita estabelecer diversas conexões para o exercício de práticas colaborativas, de ensino e aprendizagem e de construção coletiva e interdisciplinar do conhecimento.

“À luz dos pensamentos de diversos autores e pesquisadores em educação, a integração de ambientes virtuais às práticas acadêmicas pode favorecer uma educação aberta, relacional e reconstrutiva e favorecer a comunicação, o diálogo, o intercâmbio de conhecimentos e a troca de saberes”, avalia o diretor do CAA, o professor Manoel Guedes Alcoforado Neto.

A primeira ação do programa será a realização do curso de formação “Suite Google for Education e metodologias ativas de ensino e aprendizagem”, com a participação dos professores Auxiliadora Padilha (CE), Marcos Barros (CE), Cristiano Araújo (CIn), Michelle Lima (CAA), Nara Portela (CAA), Fábio Caparica (CAA) e Ernandes Rodrigues (doutorando Edumatec/UFPE e professor certificado pela Google), entre outros docentes e pesquisadores convidados, com apoio também do Hub Educat da UFPE.

O curso está dividido em módulos e níveis de experiência e vai transitar nas ferramentas Google e Moodle e nas novas metodologias de ensino, com destaque para as metodologias ativas e a aprendizagem baseada em problemas/desafios.

Curso: Suite Google for Education e metodologias ativas de ensino e aprendizagem

Módulo 1 - Suite Google for Education – início no dia 1º de junho de 2020
• Curso básico: 30 horas, com duração de 30 dias
• Curso de imersão (intermediário): 30 horas, com duração de 30 dias
• Curso avançado: 30 horas, com duração de 30 dias (início em julho)

Os inscritos no Módulo I – Suite Google for Education receberão, por e-mail, instruções para preenchimento de formulário que deverá ser respondido para verificação do nível de conhecimento sobre a plataforma Google for Education. A triagem será importante para determinar em que nível do curso o inscrito irá iniciar: básico, imersão ou avançado.

Módulo 2 - Curso de Metodologias ativas através da Suite Google for Education: 30 horas, com duração de 30 dias. Início no dia 6 de julho de 2020.

Nesse primeiro momento, as inscrições estão abertas para docentes e técnicos administrativos do Campus do Agreste da UFPE e devem ser realizadas através de formulário eletrônico. 

As aulas acontecerão em salas virtuais do Meeting. O link para participação e demais orientações sobre o curso serão enviados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Mais informações
Secretaria do Centro Acadêmico do Agreste

secretaria.agreste@ufpe.br

Data da última modificação: 29/05/2020, 14:58