Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

HC e Progepe ministram curso de Primeiros Socorros para servidores da UFPE

Curso é realizado nos Laboratórios do Núcleo Interprofissional de Simulação do HC e tem como objetivo trabalhar de forma teórico-prática as noções de primeiros socorros

Termina, hoje (20) à tarde, o Curso de Primeiros Socorros ministrado no Hospital das Clínicas da UFPE, nos Laboratórios do Núcleo Interprofissional de Simulação. Iniciado na terça (18) e voltado para servidores da UFPE, o curso tem como objetivo fazer com que o participante conheça e esteja apto para colocar em prática o suporte básico da vida, mesmo que não sejam profissionais da área da saúde. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Considero a iniciativa da UFPE de grande importância, pois, ao realizar o treinamento dos primeiros socorros, qualquer pessoa pode prestar com mais segurança e de forma mais rápida cuidados iniciais a vítimas de acidentes ou de mal súbito, em que há risco de morte, o que ajuda a manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições até a chegada de equipe de assistência especializada. Estes servidores e estudantes serão desta forma multiplicadores em seus departamentos”, explica a chefe do Setor de Gestão do Ensino da Gerência de Ensino e Pesquisa, Giselle Paiva.

O curso tem uma carga horária de 20 horas, distribuída em oito horas de atividades virtuais e 12 horas de encontro presencial, com uma abordagem teórico prática e com a participação de profissionais especializados no assunto. Apenas os participantes que alcançarem 75% de frequência nas aulas terão direito ao certificado de conclusão.

“Ficamos bastante felizes em poder organizar este curso junto à Progepe-UFPE, com a participação de facilitadores do HC-UFPE/Ebserh, professores do CCS e do CCM e estudantes das Ligas Acadêmicas em Saúde, que participaram ativamente na construção do curso, elaboração da cartilha educativa e de material para o ambiente virtual e atuação nas estações simuladas”, completa Giselle Paiva.

O evento é uma iniciativa da UFPE, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), Gerência de Ensino e Pesquisa do HC, Centro de Ciências Médicas (CCM), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Liga Acadêmica de Cardiologia da UFPE e da Liga Acadêmica de Urgências Médicas - grupo de inovação e pesquisa em trauma e emergência. Este curso faz também parte do Projeto de Extensão “Educação em Saúde: Multiplicadores em Primeiros Socorros”.

Data da última modificação: 20/10/2022, 15:19