Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Diretoria de Gestão Ambiental lança projeto sobre coleta seletiva no Campus Recife

Projeto pretende sensibilizar os usuários da UFPE sobre a importância de participar ativamente da ação

O Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conta agora com o novo projeto de coleta seletiva “Vem cooperar você também!”. Elaborado pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), por meio da Diretoria de Gestão Ambiental (DGA), o projeto pretende sensibilizar os usuários da UFPE sobre a importância da coleta seletiva e de participar ativamente da ação, a fim de melhorar a qualidade de vida em seu lugar de trabalho e/ou estudos e, consequentemente, preservar o meio ambiente.

A coleta seletiva visa à diminuição dos resíduos através da segregação e destinação adequada dos resíduos recicláveis e não recicláveis, para melhorar a qualidade de vida dentro da universidade e do meio ambiente, como também promover a geração de empregos para catadores e/ou cooperativas. Para fazer parte dessa ação, o setor interessado deverá fazer solicitação pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac)

A partir desse contato, haverá um treinamento de educação ambiental para a equipe que estará envolvida com a causa (prestadores de serviços gerais, discentes, técnicos, docentes). As etapas serão: implantação do projeto, realização de treinamentos sobre educação ambiental para a sensibilização dos servidores de todo o setor e dos funcionários responsáveis pelo recolhimento dos resíduos, instalação dos coletores de resíduos recicláveis (saco azul) e não recicláveis (saco preto) e manutenção.

Medidas como a redução na utilização de papel por meio da busca de alternativas tecnológicas que evitem impressões desnecessárias, redução no uso de descartáveis plásticos e descarte consciente de pilhas, baterias, medicamentos e óleo de fritura são algumas das mudanças possíveis com a implantação da coleta seletiva. A meta é que a universidade seja mais consciente ecologicamente, com uma comunidade acadêmica engajada e que busque cada vez mais práticas sustentáveis.

Data da última modificação: 07/02/2019, 18:01