Pesquisa Pesquisa

Voltar

Pesquisadores da UFPE publicam pesquisa com profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia de covid-19 em Vitória de Santo Antão

Artigo apresenta análise preliminar sobre comportamento dos anticorpos específicos dos profissionais para o Sars-CoV-2

Um grupo de pesquisadores da Universidade Pernambuco (UFPE) publicou artigo que apresenta descrição e análise preliminar do diagnóstico sorológico de covid-19 em profissionais de saúde envolvidos no combate à doença em Vitória de Santo Antão. O artigo traz uma análise preliminar sobre o comportamento dos anticorpos específicos para o Sars-CoV-2.

A pesquisa se debruçou sobre 321 amostras do banco de dados SerumCovid, que contém informações sobre o diagnóstico sorológico dos profissionais no período de junho de 2020 a janeiro de 2021. As amostras foram coletadas inicialmente no Centro de Especialidades de Vitória e, em seguida, o sangue total foi processado no Laboratório Central de Vitória. Por fim, o soro congelado foi encaminhado ao Centro Acadêmico de Vitória da UFPE (CAV) para posterior análise sorológica.

A realização de testes sorológicos de alta especificidade e sensibilidade permitiu um perfil descritivo mais assertivo e acompanhamento do nível sorológico da infecção por covid-19. Também auxiliou na identificação de riscos e nas medidas necessárias para mitigação no atendimento de pacientes com covid-19 nas unidades básicas de saúde e centros de alta complexidade em Vitória de Santo Antão. Os dados apresentados fornecem às gestões municipais e estaduais informações para orientar as políticas de monitoramento dos profissionais de saúde da linha de frente no retorno ao trabalho.

O artigo foi produzido por professores dos cursos de Educação Física, Saúde Coletiva, Enfermagem do CAV, Engenharia de Produção do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e do Recife e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica (CAV), Nutrição (Recife), Fisiologia (CAV) e Engenharia de Produção (Recife).

Mais informações
Professora Ana Lisa do Vale Gomes

ana.vgomes@ufpe.br

Data da última modificação: 11/05/2022, 14:52