HC realiza Semana de Promoção ao Uso Racional de Medicamentos

Informações e orientações sobre o uso correto e seguro de medicamentos foram repassadas aos pacientes, profissionais de saúde e estudantes pela equipe de Farmácia Ambulatorial do Hospital das Clínicas da UFPE, ontem (3) e hoje (4). A campanha educativa teve o suporte dos farmacêuticos residentes do PRMIS/Nefrologia e estagiários e faz parte da IV Semana de Promoção ao Uso Racional de Medicamentos. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto - Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Orientações como ler a bula e respeitar os horários foram repassadas

“Recebi muitas dicas importantes. E, como tomo vários remédios, a equipe daqui do hospital vai me ajudar a montar uma planilha para eu me programar melhor e não esquecer algumas medicações”, disse a aposentada Miriam Vital de Aquino, de 60 anos.

Na ação, foram distribuídos folhetos com informações sobre a segurança no uso racional de medicamentos. Aqueles destinados aos pacientes abordam como lavar bem as mãos antes de tomar a medicação ou dar a alguém, ler a bula, respeitar os horários prescritos, o que fazer quando esquecer de tomar uma dose, entre outras. Já o material destinado aos profissionais e estudantes tem informações mais técnicas, como a prescrição, a dispensação e as regras para a administração segura da medicação, entre outras ações.

A campanha educativa conta com um vídeo no YouTube.

Data da última modificação: 04/05/2018, 18:42