Equipe Mangue Baja abre inscrição para novos integrantes

Projeto de extensão enfoca engenharia automotiva por meio da criação de carros off-road

Estão abertas, até o próximo dia 30, as inscrições  para a equipe do Mangue Baja, projeto de extensão da UFPE voltado para o desenvolvimento de princípios da engenharia automotiva por meio da criação de carros off-road. Para participar da seleção anual, é preciso apenas conhecer o regulamento administrativo e técnico do Baja SAE Brasil. Não é preciso ter nenhum conhecimento técnico prévio para ingressar na equipe.

O projeto conta com a participação média de 20 alunos, subdivididos em duas equipes, que são responsáveis pelas etapas previstas no cronograma de execução: planejamento, projeto, manufatura, ensaios de validação, administração de recursos e pessoal, divulgação e interação com parceiros externos. A participação nas diversas etapas processuais permite uma oportunidade única de aprendizado integrado e a formação diferenciada de seus participantes.

O projeto minibaja foi implementado na UFPE em 1999, buscando preparar melhor seus alunos de Engenharia para os desafios que encontrarão no decorrer de sua vida profissional e formar engenheiros mais completos. A iniciativa permite aplicar os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula e desenvolver conhecimentos de engenharia automotiva, de motorsport, de eletrônica, de gestão de projeto e de processos de fabricação.

O nome Mangue Baja tem como origem o movimento cultural manguebeat, que alia cultura e tecnologia, sempre respeitando o meio ambiente. A filosofia, o forte apelo acadêmico e o caráter empreendedor da equipe transformaram-na em pouco tempo em um dos maiores projetos de graduação da UFPE. A equipe iniciou suas participações em competições a partir de 2000 e se mantém sempre entre os dez primeiros colocados do Brasil desde 2001.

Mangue Baja
(81) 99989.8552 / 99952.6790