Concha Acústica Paulo Freire será inaugurada no aniversário de 75 anos da Universidade

Projeto é assinado pelos arquitetos Enio Eskinazi (professor aposentado da UFPE) e Claudio Manguinho (da ATP Engenharia, empresa que realizou os trabalhos)

Por Ana Célia de Sá

Como parte das celebrações dos 75 anos de fundação da Universidade Federal de Pernambuco, a Concha Acústica da UFPE será reinaugurada, amanhã (11), data do aniversário da instituição. O equipamento requalificado também ganha o nome de Paulo Freire em homenagem ao centenário de nascimento do educador pernambucano. Para marcar o momento, haverá uma cerimônia presencial, às 9h, restrita a convidados, conforme regras de biossegurança da pandemia da covid-19. A programação inclui apresentação musical do casal Paula Bujes e Pedro Huff, ambos professores do Departamento de Música da UFPE. Um vídeo do evento será divulgado no canal da UFPE no YouTube, a partir das 16h do dia 11.

Fotos: Bruno Nogueira

Foram investidos R$ 8,5 milhões na requalificação do espaço

Com projeto moderno, inclusivo e sustentável, a Concha Acústica Paulo Freire – nome aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração (Consad), no dia 5 deste mês – é devolvida à comunidade acadêmica e à sociedade pernambucana. “Esse equipamento é muito importante para a promoção de eventos no âmbito cultural, científico, tecnológico e de inovação; para integração cultural da Universidade e fortalecimento das políticas dessa área; e para fazer a aproximação com a sociedade, com a cidade do Recife”, afirma o reitor Alfredo Gomes. “Nós estamos muito felizes de poder fazer essa entrega à população em geral e sobretudo à comunidade universitária, no dia do aniversário da UFPE”, completa.

A concha tem mais de 2.000 m² de área útil e está localizada no Campus Recife como um equipamento independente, mas complementar ao conjunto de edificações do Centro de Convenções (Cecon) da UFPE. Ela tem três acessos distintos, sendo dois para o público e um para os organizadores dos eventos. Com a reforma, a plateia ganha mais conforto graças à instalação de cadeiras que atendem às normas de ergonomia e acessibilidade da ABNT sobre a arquibancada de concreto existente. São 1.349 lugares, dos quais 13 são destinados a pessoas obesas, 13 para pessoas com mobilidade reduzida e espaço para 26 pessoas que usam cadeiras de rodas. Além disso, o local passa a contar com uma cobertura tensionada em material leve, impermeável e flexível.

Concha tem mais de 2.000 m² de área útil e é um equipamento do conjunto do Centro de Convenções

A acústica de palco foi otimizada por meio de elementos corretores pré-fabricados em concreto colados na parede de fundo, e o impacto sonoro provocado pela emissão de ruídos oriundos da Avenida dos Reitores também é contido por diferença de nível. As obras ainda revitalizaram o átrio, as escadas, as rampas, os camarins, o depósito do palco, os banheiros e a sala de apoio para motoristas. O projeto é assinado pelos arquitetos Enio Eskinazi (professor aposentado da UFPE) e Claudio Manguinho (da ATP Engenharia, empresa que realizou os trabalhos). Foram investidos R$ 8,5 milhões na requalificação.

“A reforma da Concha Acústica da UFPE proporciona, aos seus usuários, um maior conforto térmico, acústico e lumínico, associado aos conceitos e às normativas de acessibilidade e sustentabilidade. A entrega de um equipamento desse porte, com a eficiência e o desempenho projetados, visa a intensificar a agenda cultural do Estado de Pernambuco”, destaca o superintendente de Infraestrutura, Carlos Falcão.

ANIVERSÁRIO DA UFPE – Os 75 anos da UFPE são celebrados com diversos eventos, este mês, todos restritos a convidados. Além da cerimônia da amanhã (11), as comemorações incluem inauguração de usinas fotovoltaicas; sessão solene de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao compositor, músico e poeta Onildo Almeida, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA); inauguração do Laboratório de Biossegurança nível 3 – NB3, no prédio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine), no Campus Recife; e aniversários do Centro de Informática (CIn)/Campus Recife, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), do CAA e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE.

Confira a programação completa aqui.

Data da última modificação: 23/08/2021, 19:12