Vice-reitor Moacyr Araújo participa de webinário sobre ciência promovido pela AUF

Para participar do webinar, é preciso se inscrever on-line

O vice-reitor da UFPE, professor Moacyr Araújo, vai participar, no dia 20 deste mês, do webinário “Educação para o risco: uma meta para todos?”, evento que integra o ciclo de palestras virtuais promovidas pela Agência Universitária de Francofonia (AUF) juntamente com redes parceiras que, nessa edição, vai abordar o tema geral “Que ciência para a sociedade?”. Para participar do webinar, é preciso se inscrever on-line.

A partir de Paris, às 16h, o webinário contará com a mediação do professor Saulo Neiva, diretor da AUF Caribe e, ainda, com a participação do professor Gerardo Cebrian Torrejon, da Universidade das Índias Ocidentais e dirigente do projeto “Conhecimento e Avaliação Química da Farmacopeia Caribenha Contra Covid-19 (COVIDCHIM)”; da secretária de Formação Profissional do Ministério da Educação do Haiti, Maguy Durcé; e do professor José Fernando Martirena Hernandez, do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Estruturas e Materiais da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Central Marta Abreu de las Villas.

No encontro, os convidados vão abordar diferentes aspectos da educação sobre riscos, como: Como incluir na educação a promoção de uma abordagem de prevenção de riscos, sejam naturais ou tecnológicos, nos espaços públicos e privados? Como podemos preparar melhor os sistemas educacionais para enfrentar esses riscos e mitigar seus efeitos? Mais precisamente, que papéis o ensino superior e a pesquisa podem desempenhar nesse processo? Segundo a organização do evento, “a relação entre ciência e sociedade está longe de estar congelada, questão que se tornou mais marcante em nossa época, quando os efeitos da desinformação científica são particularmente palpáveis”.

O professor Moacyr é membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas para o 6º Relatório de Avaliação das Nações Unidas (AR6-IPCC), professor do Departamento de Oceanografia (Docean) e pesquisador do Centro de Estudos e Testes em Riscos e Modelagem do Meio Ambiente (Ceerma). Doutor em Física e Química Ambiental pelo Instituto Politécnico Nacional de Toulouse, França, mestre em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo, também é engenheiro civil pela UFPE. Coordenador e membro do comitê científico da Rede Brasileira de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), Moacyr Araújo também é colíder e membro do comitê científico do Comitê de Previsão e Pesquisa Moored Array no Atlântico Tropical (Pirata) (SSC-Rede Pirata).

Data da última modificação: 12/05/2021, 17:10