Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Estadual do Piauí firmam Termo de Cooperação Técnica

Pelo acordo, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE ofertará uma turma específica de doutorado para professores da Uespi

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) firmaram Termo de Cooperação Técnica, na manhã de hoje (22), em cerimônia on-line. Essa parceria torna possível diversas ações acadêmicas, entre elas a realização do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Comunicação. Esse projeto está em fase adiantada, e a turma, a ser oferecida pela UFPE para professores da Uespi, tem previsão de início em 2022.

O termo estreita as relações instituições e de amizade entre as universidades. Estão previstos o intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes; a implementação de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; a promoção de palestras e simpósios; o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; a promoção de atividades de formação de pessoal docente-pesquisador, técnico e estudante; e a promoção de projetos de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter/Dinter) em diversas áreas do conhecimento.

No âmbito desse termo, a primeira experiência com doutorado será o Dinter em Comunicação, por meio do qual o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE ofertará uma turma específica de doutorado para professores da Uespi. A ideia é que o curso seja ministrado no modelo híbrido, com possibilidade de atividades presenciais e remotas. O número de vagas será fixado a partir da demanda da Uespi, com processo seletivo próprio.

“Para o nosso programa, é um passo muito grande, que a gente está há muito tempo para fazer, que é esse de estabelecer um Dinter”, disse a coordenadora do PPGCOM-UFPE, Nina Velasco e Cruz. “A gente não está só cooperando no sentido de ajudar, como a gente sabe que estará, nessa formação dos docentes da instituição parceira, como também acho que a gente vai receber muito em termos de conhecimento, em termos de experiência”, completou.

Ainda segundo a professora Nina Velasco, a oferta do Dinter é vista positivamente pela Capes, pois demonstra cooperação e perfil de liderança da instituição promotora do curso. A intenção do Dinter em Comunicação já tem aprovação do Colegiado do PPGCOM-UFPE, e o projeto do curso está sendo finalizado. As aulas devem começar no próximo ano.

Os reitores das duas instituições celebraram a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. “A gente tem que construir os laços adequados, fortalecidos, para que nós possamos fazer da nossa região, de maneira geral, um espaço muito propício ao desenvolvimento de pesquisa, mas, sobretudo, à formação de pessoas altamente qualificadas”, afirmou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes. “Selamos aqui um importante compromisso pela formação, pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social”, ressaltou o reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa.

A pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro, também celebrou a parceria. Ela deseja que “esse convênio venha a trazer grandes frutos em termos de produção científica, de proximidade acadêmica. Que nós possamos estar juntos nesses projetos que incluem o desenvolvimento da nossa sociedade”.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uespi, Ailma do Nascimento Silva, também falou sobre a importância desta cooperação. Será possível ampliar experiências de ensino e pesquisa e avançar na qualificação de recursos humanos.

O evento reuniu docentes e gestores das duas universidades. Entre os presentes estavam o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE, Mariana Fischer; e a coordenadora do curso de Jornalismo no Campus de Picos da Uespi, Thamyres Sousa de Oliveira.

Data da última modificação: 23/09/2021, 15:48