UFPE renova protocolo de intenções com a Universidade Pontifícia Bolivariana

A cooperação prevê intercâmbio de docentes, pesquisadores. técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, entre outras ações

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) renovou ontem (22), na Reitoria da UFPE, o protocolo de intenções com a Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB), em Medellín, na Colômbia. O documento, com vigência prevista de cinco anos, foi assinado pelo reitor Alfredo Gomes e será encaminhado ao reitor da UPB pela professora Aura González Serna.

Foto: Sofia Costa Rêgo

Gestores das duas instituições celebram ampliação de parceria

“O convênio teve início em 2008 através de projetos em comum, tais como espaços públicos comuns, regiões metropolitanas de Medellín e Recife, estudos em comunidades vulneráveis, impactos do poliduto pacifico, portos e cartografia social, e, mais recentemente, estudos em bacias hidrográficas, envolvendo professores de Geografia, Engenharia, Arquitetura, Serviço Social e Meio Ambiente”, destacou a coordenadora do convênio, professora Edvânia Tôrres Aguiar Gomes, do Departamento de Ciências Geográficas.

A professora explica que o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) conta com dupla titulação entre as instituições e que outros programas estão em fase de implementação. Já foram publicados quatro livros com a participação de professores e alunos das duas universidades.

Quanto ao intercâmbio de estudantes e professores, convênios cruzados já permitiram a troca entre Equador, Chile, Argentina, Peru, Venezuela e México. Já houve intercambistas nos cursos de graduação em Serviço Social, Comunicação e Psicologia e nas pós-graduações de Geografia, Desenvolvimento Urbano, Serviço Social e Sociologia.

Foram realizados dois eventos metropolitanos em Recife e em Medellín, além de eventos sobre condomínios fechados e seminários com focos em água, alimentação e território. “Três docentes concluíram seus doutorados dentro do convênio e três egressos dos cursos da UFPE foram contratados como professores temporários e/ou pesquisadores na UPB”, afirmou.

“Esse convênio com a UFPE é muito bem avaliado e tem uma produção muito rica”, afirmou a professora Aura González Serna, da UPB. “A renovação dessa parceria contempla o plano de internacionalização da UFPE e é uma oportunidade importante para as duas universidades. Institucionalizar essa colaboração é fundamental. Espero que possamos ampliar cada vez mais essa parceria", ressaltou o reitor Alfredo Gomes.

PONTOS – A cooperação prevê intercâmbio de docentes, pesquisadores. técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação; participação de pesquisadores e docentes na orientação e coorientação e/ou assessoria de monografias, dissertações e teses; pesquisas e publicações de interesse para ambas as partes; execução de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; promoção de palestras e outros eventos; intercâmbio de informações e publicações de interesse; promoção de atividades de formação de pessoal docente-pesquisador, técnicos e estudantes; e uso de laboratórios de produção, ensino e pesquisa e outros similares, de acordo com as possibilidades de cada instituição.

EQUIPE – Também participaram da reunião o vice-reitor Moacyr Araújo; os pró-reitores Carol Leandro (de Pós-Graduação) e Pedro Carelli (de Pesquisa e Inovação); e o diretor de Relações Internacionais, Madson Góis Diniz, entre outros pesquisadores e professores que participaram da reunião por meio de videoconferência.

Data da última modificação: 25/02/2021, 18:16