UFPE publica edital do vestibular da Licenciatura Intercultural Indígena

São 40 vagas, distribuídas nas áreas de Linguagens, Ciências Naturais e Ciências Humanas

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou o edital do Processo Seletivo Vestibular Indígena/UFPE 2022 para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). O Vestibular Indígena/UFPE 2022 se destina, preferencialmente, à formação de professoras e professores indígenas que estão em exercício em sala de aula ou na gestão das escolas indígenas pertencentes etnicamente a qualquer um dos povos indígenas do estado de Pernambuco.

Os interessados devem preencher formulário de intenção de 9 a 15 de maio. Essa etapa é indispensável para realizar inscrição, que acontece de 17 a 20 de maio. São 40 vagas, distribuídas nas áreas de Linguagens (15 vagas), Ciências Naturais (15 vagas) e Ciências Humanas (dez vagas). Aprovados e aprovadas ingressam no primeiro semestre letivo de 2022.

A seleção tem uma única etapa, classificatória, composta por elaboração de memorial, carta de intenções e notas nas disciplinas de português e matemática presentes no histórico escolar. A UFPE publica o resultado final preliminar no dia 27 de maio e, até 31 de maio, o resultado final.

O curso tem aulas nos turnos manhã e tarde e períodos presenciais no CAA e em comunidades originárias, de acordo com a metodologia da Alternância Pedagógica, que contempla singularidades de cada povo no estado. A licenciatura foi criada como parte das ações de interiorização da universidade pública, em atendimento a uma demanda da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe).

Funciona há 13 anos como projeto na UFPE, tornou-se curso regular em 2021, e já formou mais de 300 professores. Foi reconhecido em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), com nota 4, e está em consonância com as legislações educacionais vigentes.

Data da última modificação: 20/04/2022, 18:56