UFPE prorroga inscrições para seleção de estágio remunerado até o dia 4 de julho

Estagiário recebe bolsa de R$ 600 e auxílio-transporte de R$ 110

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) prorrogou, até o dia 4 de julho, o prazo de inscrições para o processo de seleção de estagiários remunerados. O público-alvo são estudantes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação da UFPE. O Edital nº 03/2022 (download aqui) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) oferece 36 vagas, sendo 26 para ampla concorrência, oito para candidatos negros e duas para pessoas com deficiência. Também prevê formação de cadastro de reserva. A inscrição é feita por e-mail, indicado no Anexo I do edital de acordo com a vaga e área de interesse. Interessados devem conferir as orientações e documentos necessários à inscrição descritas no item 4 do edital.

Os requisitos necessários para a admissão no estágio são estar matriculado e frequentando curso de graduação da UFPE, a partir do 3º período ou posterior, em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso; ter disponibilidade de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais; ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) maior que ou igual a 50%; e não participar de outros programas acadêmicos remunerados, exceto bolsa permanência (Pnaes).

A UFPE concede ao estagiário aprovado, mensalmente, uma bolsa no valor de R$ 600, além de auxílio-transporte no valor de R$ 110. O contrato de estágio tem duração de 12 meses e pode ser estendido, a critério da UFPE, por igual período, até o limite de 24 meses, sem ultrapassar a data de integralização do curso pelo discente.

Há oportunidades para estudantes dos cursos de Educação Física; Design; Publicidade e Propaganda; Comunicação Social/Jornalismo; Cinema e Audiovisual; Radio, TV e Internet; Sistemas de Informação; Ciência da Computação; Engenharia da Computação; Estatística; Engenharia de Produção; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Civil; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Atuariais; Ciências Econômicas; Licenciatura em Letras Libras; e Música (Bacharelado/Canto e Licenciatura).

Entre as unidades com oferta de vagas está a Superintendência de Comunicação (Supercom). São 11 vagas, distribuídas da seguinte forma: Diretoria de Comunicação (Dircom) – duas vagas, além de cadastro de reserva; Assessoria de Comunicação (Ascom) – três vagas; e Rádio Paulo Freire – seis vagas.

A seleção acontece por meio de entrevista e análise curricular de 11 a 15 de julho. A critério das unidades, ao processo de seleção poderá ser acrescida uma segunda etapa (prova prática, prova discursiva, entre outros) de acordo com a necessidade da atividade a ser desempenhada. O resultado final do processo seletivo é divulgado, no dia 20 de julho, no site da Progepe (item “Gestão de Bolsas e Estágios”). A previsão para início das atividades dos estagiários é 8 de agosto.

Conforme o edital, a seleção tem o objetivo de proporcionar ao estudante a complementação do ensino e da aprendizagem, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, científico e de relacionamento humano, possibilitando a integração entre teoria e prática por meio do contato com a vida profissional, observando estreita relação com as diretrizes curriculares do curso.

Data da última modificação: 01/07/2022, 16:30