Notícias Notícias

Voltar

UFPE lança 34 e-books de diversas áreas do conhecimento

Obras foram selecionadas a partir do Edital Simplificado de Incentivo à Produção e Publicação de Livros Digitais (nº 14/2020)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança 34 e-books de diversas áreas do conhecimento em evento a ser realizado, amanhã (4), às 14h, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife. As obras foram selecionadas a partir do Edital Simplificado de Incentivo à Produção e Publicação de Livros Digitais (nº 14/2020), uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Editora UFPE, contribuindo para o acesso ao conhecimento pela comunidade universitária e a formação acadêmica dos estudantes.

A iniciativa visa à formação de uma biblioteca digital básica para a comunidade acadêmica, com acesso gratuito às obras via Portal de E-Books da Editora UFPE, a qual realizou o processo de edição e publicação eletrônica. Frutos de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, os livros abordam temáticas das Ciências Humanas, Saúde e Exatas, podendo ser utilizados como recursos didático-pedagógicos em apoio ao ensino.

Os livros são de autoria única ou coletâneas envolvendo diversos servidores (docentes e técnicos administrativos) e discentes da UFPE, sendo permitida coautoria com servidores de outras universidades públicas, instituições parceiras do grupo de pesquisa do proponente, orientandos ou ex-orientandos de graduação ou de pós-graduação.

O Edital Simplificado de Incentivo à Produção e Publicação de Livros Digitais (nº 14/2020) teve 35 propostas aprovadas, sendo cinco na categoria Políticas de Ações Afirmativas e 30 na categoria Todas as Temáticas. Não houve submissões para a categoria Colégio de Aplicação/Educação Básica. Amanhã (4), serão lançados 34 e-books, uma vez que um deles já foi lançado via edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). 

Confira a lista de livros a serem lançados

“Diálogos Entre Ações Extensionistas, Ensino e Pesquisa no Centro de Educação da UFPE em Tempos Pandêmicos: formar, resistir, cuidar”
Proponente: Maria Sandra Montenegro Silva Leão

“O Cultivo da Atenção Integral em Espaços Educacionais: meditação e ludicidade como alternativa à medicalização da infância”
Proponente: Aurino Lima Ferreira

“Atenção Farmacêutica: um cuidado essencial”
Proponente: Michelle Melgarejo da Rosa

“Um Olhar Anatômico Sobre Nove Espécies de Apocynaceae Ocorrentes em Recife (PE)”
Proponente: Karina Perrelli Randau

“Guiando Almas Femininas: a educação protestante da mulher em impressos confessionais no Brasil e em Portugal (1890-1930)”
Proponente: Sandra Cristina da Silva

“A Linguagem da Reportagem”
Proponente: Yvana Carla Fechine de Brito

“Fundamentos Sociofilosóficos da Educação e Educação a Distância (EAD): uma cartografia de relações, oposições e contribuições”
Proponente: Marcelo Sabbatini

“Gestão de Unidades de Informação na Atualidade”
Proponente: Edilene Maria da Silva

“Guia Teórico-Prático de Anatomia Vegetal: identificando células e tecidos”
Proponente: Emília Cristina Pereira de Arruda

“Metodologia Ativa de Aprendizagem: casos de ensino na área de Administração”
Proponente: Yákara Vasconcelos Pereira

“Por uma Epistemologia dos Processos de Regionalismo. Qual Matriz Disciplinar: Ciência Política ou Relações Internacionais?”
Proponente: Marcelo de Almeida Medeiros

“Guia de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padrão para o Diagnóstico da Covid-19”
Proponente: Michelly Cristiny Pereira

“Cultura Participativa na Ficção Seriada”
Proponente: Diego Gouveia Moreira

“Corpo, Exercício Físico, Esporte e Bem-Estar: promovendo cuidados com a saúde em tempos de Covid-19”
Proponente: Isabeli Lins Pinheiro

“Autoconsciência, Consciência e Cognição de Alta Ordem: perspectivas em Psicologia Cognitiva”
Proponente: Alexsandro Medeiros do Nascimento

“Brasil e China nas Relações Internacionais: temas e debates”
Proponente: Marcos Ferreira da Costa Lima

“Democratizando o Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos: estratégias para promoção local dos Direitos Humanos”
Proponente: Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega

“Educação das Relações Étnico-Raciais numa Abordagem Afrocentrada”
Proponente: Maria da Conceição dos Reis

“As Práticas Educativas da Formação e Ação dos Grupos de Estudos Étnico-Raciais”
Proponente: Ana Claudia Rodrigues da Silva

“Conhecimentos Sobre Engenharia Solar Térmica: Geometria Solar e Coletor Solar Plano”
Proponente: André Felippe Vieira da Cunha

“Narrativas de Travessia: relações entre literatura, cinema e exílio”
Proponente: Karine da Rocha Oliveira

“Biossegurança: um despertar para a sociedade”
Proponente: Maria Betania Melo de Oliveira

“Empreendedorismo na Área Tecnológica: experiências em tempos de desafios”
Proponente: Iris Eucaris de Vasconcelos

“Cidade, Arquitetura e Desamparo: uma abordagem psicanalítica da edificação do Ambiente Construído”
Proponente: Lúcia Leitão Santos

“Casos Práticos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público: inovações como respostas à Covid-19”
Proponente: Fernando Gentil de Souza

“Políticas de Narrativas na Pesquisa em Psicologia”
Proponente: Jaileila de Araújo Menezes

“Visualidades, Cultura e Imaginário: pressupostos poéticos e sensíveis para a educação e a arte”
Proponente: Daniela Nery Bracchi

“Design Como Correspondência: Antropologia e participação na cidade”
Proponente: Maria Cristina Ibarra Hernández

“Estudantes Africanos e Africanas no Brasil (Anos 1960)”
Proponente: Luiza Nascimento dos Reis

“Religião e Esfera Pública: complexidades e cenários contemporâneos”
Proponente: Roberta Bivar Carneiro Campos

“Urbanismo Bioclimático e Cidades Sustentáveis”
Proponente: Ruskin Fernandes Marinho de Freitas

“Tópicos em Música e Neurociência”
Proponente: Viviane dos Santos Louro

“Vigilância Popular em Saúde, Extensão Universitária e os Saberes Populares: experiências em torno do licenciamento de Belo Monte e do derramamento de petróleo em Pernambuco”
Proponente: José Marcos da Silva

“Os Múltiplos Olhares do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais da UFPE”
Proponente: Paulo Roberto Pergentino das Candeias

Data da última modificação: 04/03/2022, 15:43