UFPE lamenta falecimento da professora Célia Medeiros de Queiroz

Com uma carreira acadêmica marcada pelo entusiasmo e competência, a docente aposentou-se em novembro de 1994

A Universidade Federal de Pernambuco lamenta o falecimento, ocorrido no dia 11 de outubro, da professora Célia Medeiros de Queiroz, que atuou no Departamento de Engenharia Química, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). Tendo ingressado na Academia em dezembro de 1950, a partir de quando construiu uma carreira acadêmica marcada pelo entusiasmo e competência, a docente aposentou-se em novembro de 1994.

A professora Célia Medeiros de Queiroz, cujo nome era Célia Salgado Medeiros de Moraes quando solteira, nasceu em Recife em 12 de junho de 1922. Iniciou sua formação educacional no Colégio Oswaldo Cruz e no Ginásio Pernambucano, onde se destacou pelo bom desempenho acadêmico.

Em 1944, aos 22 anos, enquanto prestava as últimas provas para conclusão de sua graduação em Química Industrial, foi convidada para assumir, como assistente, a cadeira de Química Inorgânica Analítica Qualitativa, tornando-se a primeira Professora do Ensino Superior da área de Engenharia e Tecnologia em Pernambuco.

A seriedade, entusiasmo e competência demonstrada ao longo dos anos evidenciaram o acerto da nomeação. Esteve à frente do Setor de Química Física, atuou como coordenadora de ensino dos cursos de graduação da Escola de Química e na estruturação do ensino da Química junto à UFPE.

A enorme dedicação ao ensino e à pesquisa e a permanente busca de aperfeiçoamento tornaram a professora símbolo de um espírito de vanguarda e modernidade que teve na Escola de Engenharia de Pernambuco um dos territórios privilegiados de realização.

Data da última modificação: 21/10/2021, 18:27