UFPE implanta novo sistema eletrônico de frequência, de forma experimental, em 1º de outubro

A Universidade Federal de Pernambuco implanta, no dia 1º de outubro, o novo sistema eletrônico de frequência para os mais de 3,8 mil técnicos administrativos em Educação dos campi Recife, Caruaru e Vitória. A frequência será registrada por meio de computadores localizados na unidade de lotação do servidor. O sistema vai operar em caráter experimental durante 60 dias.

O registro será feito no Cronus, o módulo de frequência do SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos), este já utilizado pela UFPE para outras operações. O servidor deverá acessar um computador de sua unidade de lotação, utilizando login e senha pessoais, que serão os mesmos dos outros sistemas SIG, como o Sipac. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) disponibiliza manuais de uso do Cronus.

“A UFPE optou por utilizar o SIGRH por não representar despesa adicional. Além disso, esse sistema, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, já é utilizado em outras 12 universidades, sendo facilmente adaptável às diferentes atividades desenvolvidas pelos técnicos administrativos dessas instituições”, explica a diretora de Administração de Pessoal da Progepe, Ellen Vilar. Outra vantagem diz respeito à manutenção, sem ônus para a instituição ao contrário do sistema biométrico, que exige o uso de maquinário específico.

Nos 60 dias do uso experimental do Cronus, os setores ainda deverão utilizar o boletim manual para garantir os registros da frequência. A fase experimental é importante para adaptação e correção de possíveis falhas na operação.

Os técnicos administrativos que realizam as atividades em formato híbrido, devido à pandemia da covid-19, deverão utilizar o sistema nos dias em que estiverem trabalhando presencialmente. Já nos dias de trabalho remoto, será cadastrada ocorrência no sistema justificando a atividade fora do local de trabalho.

A Progepe e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) estão realizando treinamentos com as chefias para formação de multiplicadores e utilização adequada do sistema. As primeiras turmas foram ministradas, nos meses de junho e junho, com gestores do Hospital das Clínicas (HC) e da Superintendência de Segurança Institucional (SSI). O calendário foi retomado em setembro, sendo expandido para os demais setores da Universidade: Gabinete do Reitor, pró-reitorias, superintendências, órgãos suplementares, centos acadêmicos e Colégio de Aplicação.

O sistema eletrônico de frequência cumpre exigência do Governo Federal, conforme as Instruções Normativas nº 2/2018, do então Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), e nº 125/2020, do Ministério da Economia (ME). Além disso, a UFPE tem sido constantemente auditada sobre esse assunto pelos órgãos oficiais de controle.

frequencia.progepe@ufpe.br

Data da última modificação: 08/09/2021, 15:23