UFPE firma convênio para implementação do Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú

Atividades vão capacitar a população para lidar com os novos desafios e possibilidades tecnológicas, econômicas e sociais

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), firmou um acordo para implementação e consolidação do Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip) no último sábado (11), na Escola Municipal Presidente Vargas, em Sertânia, no Sertão do Estado. A iniciativa busca integrar a comunidade dos municípios da microrregião e a Universidade por meio da oferta de cursos de extensão de média e curta duração. As atividades vão capacitar a população para lidar com os novos desafios e possibilidades tecnológicas, econômicas e sociais viabilizadas pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) em diversas áreas.

Foto: Anderson Lima

Convênio foi assinado no último sábado, em Sertânia

O Nemip é um programa de extensão institucional da Proexc que tem em seu escopo a integração de projetos de pós-graduação, extensão e inovação. Ele atende a uma meta institucional de expansão da UFPE para o interior, consistindo ainda na formação de professores, implementação de laboratório em 3D, curso de formação de gestores e diálogo com as cidades vizinhas.

“Vocês não calculam a importância desse núcleo aqui em Sertânia. Nós teremos dado nossa contribuição no sentido de desenvolver e avançar, de ter políticas públicas para a nossa população. E não é só na formação dos professores. Os professores replicam isso para os alunos, formam cidadãos. Não é só para o pequeno público. Das ações a serem desenvolvidas, podem nascer projetos importantes para a população do município de Sertânia. A Universidade pode nos ajudar em muitos projetos para a população de nosso município, colocando aqui, além do ensino e da pesquisa, essa extensão”, afirmou o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira.

O reitor Alfredo Gomes destacou três datas que a UFPE comemora este ano: o aniversário de 75 anos da instituição, os 15 anos do processo de interiorização e os 100 anos de Paulo Freire. “Paulo Freire foi quem, na UFPE, conseguiu liderar e estimular uma visão nova sobre a relação entre universidade e sociedade por meio do serviço de extensão da época e também por meio do movimento de cultura popular, vinculado a governos populares no Recife”, lembrou. “A interiorização significa uma discussão profunda sobre o papel da universidade, dos municípios, no processo de transformação de sua realidade. Transformação no sentido de poder conhecer mais profundamente a região, poder levar esse conhecimento para políticas públicas que possam atuar na melhoria da vida da população, destacou.

“Espero que esse grande convênio que está nascendo hoje se traduza em grande desenvolvimento para o município e que também seja uma experiência relevante para cada cidadão de Sertânia”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc), Oussama Naouar. “Aqui nessa região, com certeza, vão surgir grandes projetos que envolvam os problemas locais. Esse será o grande diferencial e, nesse sentido, eu trago duas possibilidades: a formação em nível de mestrado profissional e também o mestrado acadêmico”, frisou a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro.

A pró-reitora aproveitou para anunciar a aprovação da UFPE, da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) para a localidade. “A região do semiárido acaba de receber pelo menos quatro pós-graduações. Essa foi uma ótima notícia que não poderia vir num momento melhor. Eu saio daqui com esse compromisso. A gente, muito em breve, vai estar oferecendo para vocês grandes possibilidades de formação também na pós-graduação”, disse.

O evento foi aberto com duas apresentações musicais, a cargo do cantor César Amaral e do grupo Coração Nordestino, que realizou uma apresentação de caboclinho. Também integraram a mesa do evento o vice-prefeito de Sertânia, Antônio Almeida; o deputado estadual Diogo Moraes; os professores da UFPE Edvânia Torres (Departamento de Ciências Geográficas) e Antônio Jorge Siqueira (Programa de Pós-Graduação em História); o representante da Secretaria de Educação de Sertânia; o presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Henrique Ferreira; e o professor João Henrique Lúcio, da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac.

Data da última modificação: 15/09/2021, 05:55