UFPE está no Top 10 das instituições que mais depositaram Patentes de Inovação no INPI em 2019

A Universidade apresentou 44 inventos no ano passado

A UFPE ocupa a 9ª colocação no ranking com as 50 instituições e inventores que mais depositaram Patentes de Invenção (PI) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2019. O rol, que foi atualizado no dia 25 deste mês, aponta que a Universidade apresentou 44 inventos no ano passado. Com relação aos depositantes de Programas de Computador, a UFPE propôs 16 softwares, obtendo a 24ª posição. Junto com as universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG), que figuram nas duas primeiras colocações, a de Pernambuco compõe a tríade de instituições nordestinas no Top 10 da lista no quesito PI.

O ranking é elaborado a partir das Estatísticas Preliminares, com metodologia que considera como pedidos depositados aqueles pedidos protocolados no INPI, independente da confirmação do pagamento efetuado. Segundo o INPI, a coleta dos dados dos registros administrativos de entradas é realizada no Sistema de Protocolo Automatizado Geral (PAG) e foi efetuada mensalmente, sempre no primeiro dia útil do mês seguinte àquele a que se referem os dados.

SUPORTE – Segundo a diretora de Inovação em Empreendedorismo da UFPE, Maíra Pitta, a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) recebeu a notícia com muito orgulho, mas também com a responsabilidade de melhorar a colocação da Universidade no ranking. “Estamos procurando estreitar as relações com os inventores, disponibilizando o passo a passo para o pedido de patente ou o registro de marcas e softwares, além de estarmos trabalhando em uma vitrine tecnológica, que irá colocar em evidência alguns pedidos de patente, como modo de divulgação para a sociedade e para possíveis parceiros interessados em licenciamento ou transferência de tecnologia”, adianta.

A gestora da Dine destaca, ainda, a importância de os pesquisadores saberem que a diretoria está à disposição para auxiliá-los em todas as etapas, desde o depósito do pedido até o processo de negociação para transferência da tecnologia ou licenciamento. Na página da Dine, há guias com orientações tanto para a redação do pedido quando para o próprio depósito do pedido da patente, além da legislação referente ao tema.

Ana Carolina Borba

pi.propesqi@ufpe.br