Notícias Notícias

Voltar

UFPE e Secti estreitam relação com vistas à criação de novos espaços colaborativos

Tema principal do encontro foi o fortalecimento do ecossistema de inovação no Estado

Foto: Ailton Pedroza/Secti

Gestores debateram sobre projetos, ações e editais sobre inovação

O reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo receberam ontem (3) o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Lucas Ramos, no Gabinete do Reitor, ocasião em que conversaram a respeito do fortalecimento do ecossistema de inovação em Pernambuco. No encontro, os gestores explanaram sobre as pautas de pesquisas, os projetos, ações e editais que as instituições dispõem na área de desenvolvimento e inovação com o fim de identificar oportunidade de espaços colaborativos.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, professor Pedro Carelli, o encontro “foi bem produtivo; serviu para alinhamento das políticas de articulação de cooperação da rede de ciência, tecnologia e inovação entre as duas instituições”. Para o secretário estadual, “a academia tem muita importância na produção científica conectada com os setores produtivos, ampliando o desenvolvimento de ambientes inovadores e aumentando a competitividade”.

Além do pró-reitor Pedro Carelli, participaram do encontro a diretora de Inovação e Empreendedorismo, Maira Galdino da Rocha Pitta; o diretor de Pesquisa, Joaquim Ferreira; e os diretores da Secti César Andrade e Carmelo Filho.

ECOSSISTEMA – Desde maio, a UFPE é membro da rede Ecossistema.PE, uma iniciativa coordenada pelo Porto Digital que visa o mapeamento das atividades e gestores de inovação no Estado, realizado pelos próprios atores dessas ações a fim de conhecer as empresas de tecnologia, startups, Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), incubadoras, aceleradoras, agências de fomento, investidores, empresas juniores e diversos outros agentes locais. A inclusão garante à Universidade, entre outros benefícios, a representatividade da sua instituição/rede no mapa de atores e contato direto para acesso a oportunidades diversas advindas da plataforma de fomento.

Em contrapartida, a UFPE deve se empenhar na divulgação e acompanhamento da plataforma Ecossistema.PE em sua rede e comunidade, além de indicação de startups, ICTs e empresas de tecnologia da sua rede para matchs de negócios diversos, como matchday, programas de aceleração e outros. O cadastro para as empresas pode ser feito no link. 

Data da última modificação: 04/09/2020, 21:06