UFPE e Prefeitura do Recife renovam convênio de testagens de Covid-19

Novo convênio vai permitir a aquisição de insumos e um importante reforço nos recursos humanos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Prefeitura do Recife assinaram hoje, em evento on-line, o termo de renovação do convênio para realização de testes de Covid-19. O convênio anterior com a prefeitura, assinado em 6 de abril deste ano, apoiou a ampliação da capacidade de testagem de 2 mil para 3,6 mil testes semanais, através da aquisição de novos equipamentos e insumos para os testes. O novo convênio vai permitir a aquisição de insumos e um importante reforço nos recursos humanos, com a participação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UFPE.

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Geraldo Júlio destacou o papel da UFPE no combate à pandemia

A renovação do convênio representa um investimento total da prefeitura na ordem de R$ 1 milhão de reais na realização de testes do tipo RT-PCR pela UFPE. As amostras dos pacientes são coletadas em unidades do SUS no município do Recife, centralizadas no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen) e encaminhadas à UFPE, que emite os laudos em até 48 horas. Até anteontem (28), através de convênios, como este realizado com a prefeitura, a UFPE já ultrapassava a marca de 60 mil testes, sendo 34.460 realizados no município do Recife.

O reitor Alfredo Gomes aponta para a importância da ciência e das instituições públicas no enfrentamento da situação de pandemia. Alfredo adianta o compromisso de parceria da universidade na vacinação da população: “Estamos colocando a universidade à disposição do governo federal e local, para atuar junto a estratégias e plano de imunização. Possuímos infraestrutura e capacidade técnica, inclusive estamos ampliando com a aquisição de seis novos ultrafreezers. Dispomos de ambiente com todas as normas e protocolos para isso”.

O prefeito Geraldo Júlio destaca que a universidade colocou-se estrategicamente no enfrentamento da pandemia, se apresentando à sociedade com espírito público. “A atitude da UFPE num momento duro como o que estamos passando foi decisiva. A universidade veio com uma solução pronta para a prefeitura. Tenho certeza de que beneficiamos muito mais do que 60 mil famílias, porque as pessoas que receberam o teste positivo puderam se isolar e procurar o serviço de saúde, evitando ainda mais contágios”, comemora.

Para Jailson de Barros Correia, secretário de saúde do Recife, o evento de hoje (30) representa mais do que a renovação de um convênio de testagens. “A colaboração entre academia e gestão pública é um sinalizador de desenvolvimento de um estado e a prefeitura buscou a colaboração da instituição que melhor representa Pernambuco, a UFPE”, ressalta.

De acordo com o vice-reitor Moacyr Araújo, a UFPE é a instituição que mais fez testes dentre as universidades do país. “Quando planejamos nossa gestão, tínhamos como horizonte que as ciências da saúde podiam fazer muito mais do ponto de vista de atuação e cooperação com a sociedade”, conta. Para o vice-reitor, Recife, além de polo médico, é um grande polo científico na área de saúde.

Data da última modificação: 30/12/2020, 16:36