UFPE e Prefeitura de Caruaru dialogam sobre novas parcerias

O reitor Alfredo Gomes e a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, se reuniram na última sexta-feira (7), da sede da prefeitura do município

Realização de futuras parcerias visando o apoio à construção de soluções e respostas sociais articulando ciência, educação e sustentabilidade com a realidade da cidade de Caruaru e potências da região do Agreste pernambucano. Este foi o objetivo de reunião da qual participaram o reitor Alfredo Gomes e a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, ocorrida na última sexta-feira (7), na sede da prefeitura do município.

Foto: Anderson Lima

Encontro serviu para apresentar propostas para atividades conjuntas

Na ocasião, o reitor reforçou a importância da interação entre município e Universidade devido aos benefícios sociais e desenvolvimento regional resultantes dessa atuação conjunta em diversas iniciativas, como a testagem para Covid-19 e o uso de um software voltado à regularização fundiária urbana, ambos, feitos pela UFPE. Alfredo Gomes apresentou ainda a experiência da Universidade na gestão de resíduos sólidos, feita a partir de soluções tecnológicas baseadas em princípios como sustentabilidade, participação ativa dos envolvidos e capacitação.

O reitor também destacou o olhar da realidade educacional promovido pela graduação e pós-graduação na forma de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso (TCCs), dissertações e projetos extensionistas. “Nós da UFPE estamos abertos à possibilidade de convênio envolvendo suporte à educação básica, valorizando programas institucionais que tenham preocupação com o chão da escola, como iniciação à docência, residência pedagógica, especializações e cursos de aperfeiçoamento, entre outros”, afirmou Alfredo Gomes, que ressaltou ainda a colaboração dos profissionais e estudantes do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) no setor da Saúde e a importância da imunização contra a Covid-19, enfatizando os avanços alcançados por Caruaru nas etapas de vacinação.

Já a prefeita Raquel Lyra destacou os desafios da aprendizagem em tempos de pandemia no sentido de atender as singularidades de cada aluno e das dificuldades relacionadas ao aprender, que envolve também o apoio à formação permanente dos educadores. A gestora disse ainda que o município irá realizar um censo educacional para que se possa ter um retrato da realidade do alunado. “Caruaru tem uma juventude capaz e disposta a oportunidades como aprendiz, na perspectiva de empreendedorismo social, bem como tem a necessidade de projetos voltados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente diante de nosso polo têxtil”, afirmou a prefeita.

Como resultado do encontro, ficou acertada a realização de uma visita técnica conjunta de equipe formada por membros da UFPE e da prefeitura ao polo de criatividade do município, bem como para apresentação detalhada de proposta de monitoramento epidemiológico de variantes do novo coronavírus para melhor controle da Covid-19 em Caruaru.

Data da última modificação: 17/05/2021, 18:22