UFPE e Fiocruz-PE detectam variante Delta em duas amostras de pacientes de Araripina e Ipojuca

Resultado reforça a circulação da Delta em Pernambuco e acende o alerta para um iminente aumento da disseminação

A variante Delta da Covid-19 foi detectada em duas amostras de swab de nasofaringe processadas no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica - Suely Galdino (Nupit-SG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e enviadas para sequenciamento, a partir de uma colaboração com o Instituto Aggeu Magalhães (IAM) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Elas fazem parte de um total de 86 amostras analisadas, provenientes de 32 municípios do Estado de Pernambuco e coletadas de 25 de julho a 11 de agosto.

As duas amostras da variante Delta (B.1.617.2) representam 2,32% do total analisado, enquanto a variante Gama (P.1) ainda predomina, com 69 resultados positivos (80,23%). Um paciente é procedente do município de Araripina, com material coletado em 2 de agosto, e o outro é de Ipojuca, com coleta realizada em 5 de agosto. De acordo com os pesquisadores, o resultado reforça a circulação da Delta em Pernambuco e acende o alerta para um iminente aumento da disseminação desta variante no estado.

Novas amostras já foram enviadas pelo Nupit-SG ao IAM/Fiocruz para sequenciamento, incluindo algumas procedentes de Caruaru, e outras continuarão sendo enviadas para a caracterização das variantes. Pesquisadores da UFPE e da Fiocruz reforçam que a vigilância e o monitoramento das variantes circulantes são de grande importância e que precisa ser continuado, para que as medidas preventivas e de controle possam ser empregadas com a maior eficiência possível.

Data da última modificação: 03/09/2021, 15:42