UFPE disponibiliza recursos do G Suite for Education para a comunidade acadêmica

Migração para a plataforma vai beneficiar docentes, estudantes e técnicos administrativos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), e a Google firmaram um termo de cooperação que vai possibilitar a docentes, técnicos administrativos e estudantes da Universidade o acesso aos recursos que compõem a ferramenta G Suite for Education.

O pacote de serviços, utilizado por escolas e universidades de diversos países, inclui o uso ilimitado de serviços de e-mail, com controle de spam, bem como calendário, contatos, armazenamento e compartilhamento de documentos, totalizando 67 itens. Além disso, a ferramenta vai permitir o armazenamento ilimitado de arquivos na nuvem, além de acesso ao e-mail da UFPE por meio de mecanismos similares aos do Gmail – customizados para o ambiente da Universidade.

“A UFPE está ofertando a sua comunidade acadêmica uma plataforma extremamente versátil, com tecnologias e ferramentas diversas para utilização nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão. Temos tido um bom retorno da comunidade, que está gostando de ter essa plataforma a sua disposição”, afirma o reitor Alfredo Gomes. Junto com a implantação da plataforma, a UFPE está oferecendo, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) e da Secretaria de Programas em Educação Aberta e a Distância (Spread), cursos voltados à ampliação do conhecimento de professores, técnicos e estudantes sobre essas ferramentas de tecnologias remotas. “Com isso, teremos pessoas mais habilitadas, conhecendo melhor essas ferramentas e podendo utilizá-las de maneira geral”, completa o reitor Alfredo Gomes.

“No momento, o processo de implantação transcorre com tranquilidade”, explica o pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da UFPE, Marco Aurélio Benedetti. “Já temos mais de sete mil integrantes habilitados, totalizando uma média de 2,4 mil funcionários diretamente informados sobre o potencial de uso do G Suite e aptos a serem multiplicadores da ferramenta em seus grupos de trabalho”, completa o pró-reitor.

Atualmente, está sendo realizada a transição de docentes e técnicos administrativos. Essa etapa deve seguir até o próximo dia 9. A previsão é que os estudantes de pós-graduação iniciem o processo de habilitação no G Suite for Education a partir da próxima semana. Já os estudantes de graduação dos três campi devem iniciar a habilitação em junho. Para isso, ações de estímulo e orientação têm sido realizadas pelo NTI já com o suporte das novas ferramentas, de modo que os membros da comunidade acadêmica recebam as informações com agilidade e qualidade.

“Foram realizadas 30 conferências com técnicos e docentes desde o início do processo, cada uma com média de duas horas e público de 80 pessoas”, explica Marco Aurélio. As conferências foram antecedidas por reuniões com os centros acadêmicos dos três campi da UFPE. “A finalidade dessas reuniões é instruir, orientando e aproximando usuários de cada ferramenta. Não é uma atividade obrigatória, mas de grande importância para a integração das atividades de acompanhamento e ensino dentro da Universidade”, avalia o pró-reitor.

O primeiro passo para a migração para o G Suite é a criação do UFPE ID do usuário. O UFPE ID faz parte de uma iniciativa de unificar o login de todos os sistemas atualmente em uso na UFPE, a exemplo do G Suite e mesmo a conexão via wi-fi nos três campi. “O UFPE ID é um produto contínuo da Universidade. Todo membro da comunidade acadêmica que tiver vínculo ativo na UFPE terá direito a fazer seu login nele”, explica o diretor de Redes, Telefonia e do Centro de Dados do NTI, Fábio Chicout.

O processo de migração está detalhado no site G Suite | UFPE. Dúvidas sobre configuração estão sendo tratadas pela Central de Serviços Integrados do NTI (CSTI) por meio do site e também a partir do e-mail suporte.cstic@ufpe.br. Além de solucionar os problemas que venham a ocorrer, a Central tem feito o acompanhamento diário de todas as plataformas envolvidas.

CAPACITAÇÃO – A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE e a Secretaria de Programas em Educação Aberta e a Distância (Spread) promovem o Curso de Formação G Suite para Servidores da UFPE. A capacitação é on-line, feita no próprio Google Classroom da UFPE, e tem como objetivo auxiliar os servidores da Universidade no uso das ferramentas de mediação tecnológica disponíveis no G Suite, no Google Classroom e no design pedagógico de salas de apoio à aprendizagem.

O curso tem a duração de 20h e dá direito a certificado àqueles que concluírem todas as atividades. Os interessados devem se inscrever a partir de formulário disponível on-line. Para conclusão da inscrição, é necessário também preencher questionário disponível aqui.

Coordenação de Capacitação e Qualificação (CCQ)
(81) 2126.8671 (WhatsApp)

ccq.ufpe@gmail.com

Secretaria de Programas em Educação Aberta e a Distância (Spread)