UFPE conquista dois prêmios na Expocom 2021

A radionovela “Auto da Compadecida em tempos de pandemia” e a Revista Spia foram produzidas no curso de Comunicação Social do CAA

A radionovela “Auto da Compadecida em tempos de pandemia” e a Revista Spia, ambas produzidas no curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ganharam dois prêmios na edição deste ano da Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. A divulgação dos vencedores foi feita no último fim de semana.

A Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação e promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

A radionovela “Auto da Compadecida em tempos de pandemia” foi a grande vencedora da categoria Ficção em áudio e rádio. A produção coordenada pela professora Giovana Mesquita, com vice-coordenação da professora Sheila Borges, reuniu alunos dos cursos de Comunicação Social e de Design do campus da UFPE em Caruaru, liderados pela estudante Victória Melo. A radionovela vencedora faz parte de um projeto que leva para as mídias sonoras obras literárias de autores nordestinos, exigidas nas provas do Enem e de vestibulares, tendo como diferencial a ampliação desse acesso para estudantes cegos.

Apesar de trabalhar com uma das obras mais conhecidas do escritor paraibano Ariano Suassuna, as professores orientadoras procuraram colocar na adaptação, discussões sobre o coronavírus (incluindo na história o Capitão Covid) e fake news, além de questões econômicas e políticas, que dificultam a eficácia do isolamento social. A preocupação era que o texto, embora adaptado, continuasse fiel e mantendo as características do teatro popular, mas que fosse “atualizado”, mostrando o Brasil em 2020, onde milhões de pessoas em vulnerabilidade social morrem diariamente pela falta de ação do poder público em meio a uma pandemia.

A radionovela, dividida em nove episódios, foi adaptada, gravada e veiculada entre os dias 6 de maio e 4 de junho de 2020. Junto à produção sonora, foram elaboradas estratégias para as redes sociais, cujo uso foi pensado não só para divulgar o conteúdo entre os jovens, público-alvo da radionovela, como também com o intuito de buscar uma interatividade, feita por meio de enquetes, posts interativos e da provocação para que as pessoas deixassem seus comentários a cada veiculação de um novo episódio.

Spia – A revista Spia foi a grande vencedora na categoria Produção Multimídia do Expocom. O trabalho orientado pela professora Amanda Mansur, tendo como aluno líder Márcio Correia, surgiu na disciplina de Tópicos Especiais - Cinema Pernambucano, do Curso de Comunicação Social do NDC/CAA - UFPE.

A revista on-line tem como objetivo a análise, crítica e reflexão do cinema (maior foco) e arte em Pernambuco. Explora diversos formatos e desenvolve produtos para diferentes plataformas: ensaios videográficos (YouTube); podcasts e playlists temáticas (Spotify); lives e conteúdo específico (Instagram); ensaios, entrevistas, relatos profissionais e exercícios sobre a imagem (site).

Além de utilizar o Twitter e o Facebook como canais de divulgação, estimulando o uso do senso criativo para análise da produção artística e cultural, a revista também faz parte das ações de divulgação científica e artística do grupo de pesquisa Laboratório de Análise de Imagem e Som do Agreste (Laisa), certificado pelo CNPq.

A revista surgiu no segundo semestre de 2020 e, das quatro seções originais (vídeo ensaio, crítica, podcast e entrevista), conta atualmente com nove: vídeo-ensaios, entrevistas, crítica/resenhas, notícias, relatos, podcasts, indicações, divulgação científica e especiais.

Prêmios – Além do Expocom nacional, a radionovela Auto da Compadecida e a Revista Spia tinham sido vencedoras da etapa Nordeste do prêmio Expocom. O Auto da Compadecida também acabou de receber menção honrosa no 1º Prêmio UnbCast de Podcasts Universitários, na categoria identidade e divulgação, divulgado no início de outubro. A premiação fez parte do I Encontro Internacional de Podcasts Universitários, promovido pela UnbCast, rede de podcasts universitários, vinculada à Universidade de Brasília. Também foi ganhadora em 2020 do 1º Prêmio Rubra de Rádios Universitárias, na categoria Radiodrama.

Confira os trabalhos vencedores no Instagram
Rádio Novela
Spia Revista