UFPE aprova novas regras para concurso de professor efetivo

Resolução, que vale para concursos da UFPE para cargos do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT), entra em vigor em 1º de junho

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou a Resolução nº 15/2022, que regulamenta os concursos de professores efetivos na instituição. A normativa vale para cargos do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). As novas regras foram publicadas no Boletim Oficial n° 92 da UFPE (download aqui) e pode ser acessada também na página de Resoluções do Cepe.

A nova resolução do Cepe substitui duas anteriores, a Resolução nº 25/2014, voltada aos concursos públicos de professor do ensino básico técnico e tecnológico, e a Resolução nº 02/2018, referente aos concursos de magistério superior. Portanto, ela reúne, em uma só normativa, regras para ambos os concursos. Além disso, ela traz algumas novidades. As inscrições passam a ser feitas, exclusivamente, pela internet, pelo sistema eletrônico Sigrh, o que permite ampliar a participação de candidatos de todo o Brasil e do exterior. “A UFPE estava devendo para a sociedade uma contratação de docente mais célere e transparente”, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progepe) Brunna Carvalho.

A defesa de memorial agora integra o concurso como uma das etapas obrigatórias, o que, de acordo com a professora, qualifica o processo seletivo. “Nessa etapa, o professor ou a professora pode apresentar um pouco da sua história e destacar aspectos relevantes da sua trajetória que contribuam para a Universidade”, exemplifica ela. A possibilidade de membros externos à comissão examinadora participarem por videoconferência do processo seletivo é outra novidade.

POLÍTICAS AFIRMATIVAS - A UFPE vai levar em conta, na prova de títulos, impactos da maternidade na vida acadêmica. O período de avaliação da candidata que se tornou mãe nos últimos cinco anos terá um acréscimo de dois anos para cada filho. Brunna destaca a importância de se considerar o período da maternidade na vida e produção acadêmica de docentes. Para a pró-reitora, essa inovação vai ao encontro das políticas de ações afirmativas que a Universidade tem implantado. “A igualdade de gênero é, inclusive, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS 5). Com essas atualizações, a instituição demonstra que está atenta a políticas referendadas internacionalmente”, observa a pró-reitora.

O Cepe aprovou a Resolução nº 15/2022 em sessão extraordinária realizada, presencialmente, no auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM) do Campus Recife na manhã do dia 20 deste mês. As novas regras entram em vigor em 1º de junho.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)
Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal (DDP)
Data da última modificação: 26/05/2022, 16:54