UFPE aprova dois projetos em edital de apoio a ambientes de inovação

As propostas aprovadas são ligadas aos setores automotivo e de agronegócios

A UFPE teve duas propostas aprovadas no edital de Apoio ao Credenciamento de Ambientes para Inovação em Pernambuco da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Edital Facepe 18/2020). A universidade também integra outras cinco propostas aprovadas e coordenadas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e ainda tem cinco projetos aprovados, mas não classificados, que estão na lista de espera.

O Edital Facepe 18/2020 tem o objetivo de apoiar o credenciamento de ambientes de inovação em Pernambuco, denominados de lócus da inovação, formados a partir de consórcios de instituições públicas e privadas que visem contribuir para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico de determinada região em um setor econômico específico. Foi aprovado um total de 15 propostas e disponibilizado um orçamento de mais de R$ 1,5 milhão.

A primeira proposta aprovada pela universidade é intitulada “Criação de Consórcio Tecnológico visando à implantação de Plataforma de Bionégócios para fomentar novas startups no segmento pesqueiro, focadas em conceitos de eficiência e sustentáveis”, coordenada pelo professor do Departamento de Bioquímica do Centro de Biociências (CB) Ranilson de Souza Bezerra. O consórcio será formado pelo Noronha Indústria e Comércio de Pescados Ltda., Biosol Indústria e Comércio Ltda., Yepist Produtos Animais Ltda., Cooperativa Agro-Aquícola de Petrolândia (Caap), Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A proposta representou a UFPE no setor econômico de agronegócios.

A segunda proposta contemplada pertence ao setor de negócios automotivo e é coordenada pelo professor do Departamento de Sistemas da Computação do Centro de Informática (CIn) Abel Guilhermino da Silva Filho. A proposta é intitulada “LocusAutomotivoPE: Ambiente de Inovação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Setor Automotivo de Pernambuco”. Os parceiros do consórcio são a UPE e a Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. (FCA).

Data da última modificação: 03/05/2021, 19:26