UFPE apresenta robô Aurora à Secretaria de Defesa Social

Aurora se encontra em fase de testes no Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh

O dispositivo inteligente Aurora, desenvolvido por pesquisadores do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi apresentado a representantes da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). A apresentação foi realizada em reunião ocorrida na tarde de ontem (9), no Gabinete do Reitor, e contou com a participação do reitor Alfredo Gomes, do gerente-geral de Articulação, Integração Institucional e Comunitária da SDS, Ivanildo Torres de Medeiros, e do gestor de Integração e Capacitação da SDS, o tenente-coronel Benôni Cavalcanti Pereira.

Foto: Anderson Lima

Alfredo Gomes e equipe se reuniram com gestores da SDS na UFPE

A apresentação do Aurora foi realizada pelo professor Leandro Almeida, do CIn, que mostrou o projeto desde sua concepção ao desenvolvimento, bem como os objetivos de sua criação e os resultados que vêm sendo alcançados. “Com o Aurora, você vai ter uma maior garantia tanto para a equipe de limpeza como para os usuários desses ambientes, pois o dispositivo não mata apenas o vírus causador da Covid. O espectro dele é muito maior”, explicou Leandro.

Desenvolvido em parceria com o IFPE e o Centro Regional de Energias Nucleares do Nordeste (CRCN), o Aurora foi projetado para fins de esterilização microbiológica de ambientes utilizando Inteligência Artificial (IA) e radiação ultravioleta. A iniciativa foi aprovada no Edital Propesqi “Emergencial de Credenciamento e Fomento de Projetos, visando Ações para o Diagnóstico e Prevenção da Covid-19” e se encontra em fase de testes no Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh.

Para o gerente-geral de Articulação, Integração Institucional e Comunitária da SDS, Ivanildo Torres de Medeiros, o encontro teve saldo positivo. “Estamos saindo daqui realmente felizes com o resultado da pesquisa sobre o Aurora. É um projeto bastante inovador”, avaliou. A reunião teve ainda como proposta estreitar os laços entre a UFPE e a Academia Integrada de Defesa Social (Acides), ligada à Secretaria de Defesa Social, nas áreas de capacitação de servidores, educação corporativa e pesquisa em áreas como direitos humanos, por exemplo. “Viemos fortalecer os laços, a parceria e cooperação que sempre existiram entre a Universidade Federal e o estado de Pernambuco, em especial, com a Secretaria de Defesa Social”, afirmou Ivanildo.

O reitor Alfredo Gomes avaliou como de grande importância a reunião. “O encontro serviu para a gente discutir uma colaboração entre UFPE e Secretaria de Defesa Social. Inicialmente, voltada para o enfrentamento da Covid-19 e também para o processo de formação no qual a Universidade pode atuar junto às diversas academias que eles possuem aqui no Estado”, afirmou ele. “Ficamos muito contentes e vamos dar continuidade a essa discussão envolvendo outras secretarias do Governo do Estado com as quais já temos conversado, como é o caso da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação”, completou.

A reunião com a SDS contou ainda com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; do coordenador de Empreendedorismo e Incubação da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine), Roberto Guerra; e do professor Frederico Menezes, do IFPE.

Data da última modificação: 11/06/2021, 17:27