UFPE apresenta iniciativas na área da Saúde à Secretaria de Esportes do Recife

Uma das propostas é instalar uma Academia Recife no Campus Joaquim Amazonas

Duas iniciativas na área da Saúde foram pauta de reunião entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Secretaria de Esportes do Recife. Foram elas: o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Fisioterapia da UFPE junto a pacientes recuperados de Covid-19 e a proposta para instalação de unidade da Academia Recife, no Campus Joaquim Amazonas, no Recife. O encontro ocorreu na última sexta-feira (18) e teve a participação do reitor Alfredo Gomes e do secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho.

Foto: Anderson Lima

No encontro, foram debatidas possibilidades de parcerias entre as duas instituições

O trabalho junto a pacientes recuperados da Covid-19 foi apresentado pelas professoras Daniella Cunha e Arméle Dorneles – o projeto é integrado ainda pelas docentes Shirley Campos, Graça Araújo e Patrícia Érika. A ação pioneira reúne mestrandos, doutorandos, fisioterapeutas e médicos e teve início em julho de 2020 a partir da identificação de alterações como falta de ar e fadiga em pessoas que haviam sido infectadas pelo novo coronavírus.

“A partir do momento que esses pacientes começaram a chegar ao Laboratório de Fisiologia e Fisioterapia Cardiorrespiratória (Lacap), começamos a fazer um fluxograma que chamamos de reabilitação pós-Covid e hoje temos um universo de 150 pessoas avaliadas”, explicou a professora Daniella Cunha. As pessoas com sequelas mais graves contam com o atendimento presencial no Hospital das Clínicas. Já as que tiveram sintomas mais leves são atendidas por meio de teleatendimento, duas a três vezes por semana.

Além do atendimento aos pacientes pós-Covid, foi apresentado ainda, pelo gestor de Esportes da UFPE, Vilde Menezes, projeto voltado ao estímulo à atividade física e à saúde. A iniciativa consiste na proposta de parceria para a instalação de uma academia ao ar livre no Campus Recife da UFPE junto com a prefeitura da cidade. O projeto da academia, ao ar livre, envolve equipamentos voltados para o público em geral e também maquinário direcionado ao público idoso e deficientes físicos. Abrange ainda a requalificação da pista de caminhada da Universidade.

“A Secretaria de Esporte está à disposição para a gente conseguir fazer convênios e trabalhos na área esportiva para que as pessoas possam se movimentar. Acredito que a Prefeitura possa entrar nesse sentido, dos convênios, fazendo com que a gente consiga fomentar e facilitar o acesso dos estudantes da UFPE a vagas de estágio e fazendo esse link entre a Universidade e empresas da iniciativa privada e entre a Secretaria de Esportes e demais secretarias”, avaliou o secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho.

“Apresentamos ao secretário dois grandes projetos. Um na área de Fisioterapia, para recuperação pós-Covid, que está fazendo muita diferença junto à população na qual tem sido aplicado e, por isso, queremos ampliá-lo para a cidade do Recife. Também apresentamos a possibilidade de parceria na área de esporte e lazer. Sobretudo, de esporte, para ver se conseguimos implantar uma Academia Recife aqui no campus para servir à população do entorno da Universidade”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

O encontro teve ainda a participação do superintendente de Infraestrutura da Universidade, Carlos Falcão; e do professor e superintendente do HC, Luiz Alberto Matos. Teve ainda a presença do presidente da Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape), Roberto Gomes de Melo Filho.

Data da última modificação: 22/06/2021, 17:18