Socorro Ferraz, do Departamento de História, será a próxima Professora Emérita da UFPE

Aposentada desde 2010, a professora continua atuando no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH)

Professora aposentada do Departamento de História, Socorro Ferraz vai receber o título de Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A concessão foi decidida, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni), reunido na última sexta-feira (5) à tarde. Ela foi professora do departamento de 1980 a 2010, quando se aposentou, mas continua atuando na pós-graduação.

Foto: Arquivo Revista Clio

Além de atuar na UFPE, ela também foi professora do CAp

Maria do Socorro Ferraz Barbosa é bacharel e licenciada em História pela UFPE (1961), realizou estudos doutorais em História pela Universidade de Bielefeld, na Alemanha (1974-1980), e fez Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo – USP (1992). Entre 1963 e 1964, trabalhou como técnica de planejamento no Departamento de Política Agrícola e Agrária da Sudene e, em seguida, chefiou o gabinete do Secretário de Agricultura do Governo do Estado.

De 1971 a 1992 atuou como professora de História do Colégio de Aplicação da UFPE, tendo sido, inclusive, diretora. Em 1980 tornou-se professora do Departamento de História da UFPE, com participação nos cursos de graduação e de pós-graduação. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História de 2001 a 2003 e diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) de 2009 a 2012.

Atua na linha de pesquisa “Relações de Poder, Sociedade e Ambiente” do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). Orientou 27 dissertações de mestrado, 20 teses de doutorado, além de uma supervisão de pós-doutorado e oito orientações de iniciação científica, tendo participado em mais de 40 defesas de teses e dissertações em diversos programas.

Coordenou vários projetos de pesquisa e, como membro da Comissão Estadual Memória e Verdade Dom Helder Câmara, foi uma das responsáveis pelo Relatório da Comissão e de seus cadernos temáticos (2012-2017). É autora de 6 livros, 18 capítulos de livros e 16 artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de trabalhos completos e resumos publicados em anais de congresso.

Recebeu diversos prêmios e honrarias como o Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro 2015); a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira TRT-6ª Região (2009); a Medalha Comemorativa do Sesquicentenário da Fundação do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (2007); História Viva do Recife, por seu livro Liberais & Liberais, Museu Cidade do Recife (1999); e o Prêmio Literário Nacional, Ministério da Cultura, Fundação Nacional Pró Leitura (1989).

TÍTULO O título de Professor Emérito é destinado a professores aposentados, que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração universitária. A indicação é de iniciativa dos Conselhos Departamentais dos Centros nos quais o docente trabalhou.

Data da última modificação: 01/07/2021, 09:23