Notícias Notícias

Voltar

Simpósio de Neurologia discute principais doenças neurológicas com um enfoque clínico

O evento aconteceu no Auditório Jorge Lobo, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade

O Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFPE realizou, na sexta-feira (29), o III Simpósio de Neurologia da unidade, congregando estudantes, professores e profissionais da área de saúde em uma ocasião de conhecimento com foco clínico das principais doenças neurológicas. O evento aconteceu no Auditório Jorge Lobo, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade, das 8h às 17h. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Yago Mendes/HC-Ebserh

Médico Márcio Andrade abordou os sintomas do Parkinson

Com a temática “Neuro HC: Ensino e Assistência”, o simpósio contou, na mesa de abertura, com a presença do superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, e da chefe do Setor de Gestão do Ensino e Extensão (Segetex), Patrícia Madruga, representando a Gerência de Ensino e Pesquisa da Unidade. Frederico parabenizou responsáveis pela iniciativa do Simpósio e pela frequência de eventos com enfoque no ensino que são promovidos por diversos setores do HC. “É importante termos sempre no HC a realização desses eventos que fomentam o conhecimento e ampliam a expertise de estudantes e profissionais em diversas áreas da saúde”, pontuou.

A primeira palestra enfocou o Parkinson, doença neurológica responsável por tremores e problemas de coordenação, sendo uma das mais conhecidas pela população comum. O responsável por ministrar a palestra foi o chefe do Serviço de Neurologia do HC, Márcio Andrade, também responsável pela organização do evento juntamente com a neurologista da unidade Clélia Franco.

O especialista delineou os sintomas da doença, explicando que o Parkinson pode ter atravessamentos com outras doenças degenerativas, discorrendo sobre os tipos da doença e a importância na atenção ao diagnóstico. O evento seguiu posteriormente com palestras sobre Neuroinfecção: Meningite Bacteriana Aguda e Esclerose Múltipla, lideradas, respectivamente, pelos neurologistas do HC Matheus Gurgel e José Luiz Inojosa, que explicaram detalhadamente as doenças elencadas, além de elencar casos clínicos para o melhor entendimento do público.

O simpósio seguiu durante a tarde discutido outras doenças ou condições clínicas importantes no seu contexto, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), epilepsia, alterações de consciência, entre outras.

Data da última modificação: 02/10/2017, 17:20