SIB promove amanhã (22) capacitação e publica material para normalização de trabalhos acadêmicos

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inscreve interessados em participar de capacitação on-line sobre as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas para elaboração de referências e citações (ABNT NBR 6023 e 10520). O encontro acontece amanhã (22), a partir das 9h, via Google Meet. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição por formulário on-line. O SIB, por meio do Grupo de Trabalho Normalização de Trabalhos Acadêmicos, também elaborou um manual de normalização de elementos pré-textuais e dois modelos para teses e dissertações.

Essa é a terceira capacitação ministrada pelos bibliotecários da Divisão de Acervos e Atendimento ao Público (DAAP) da Biblioteca Central (BC). O setor promoveu outros dois encontros nos dias 2 de maio e 4 de junho com o objetivo de colaborar com a dinamização do serviço de orientação à normalização de trabalhos acadêmicos no contexto do trabalho remoto.

A página do SIB sobre ficha catalográfica e normalização é um espaço que visa contribuir com o processo de escrita dos estudantes e reunir informações sobre os serviços de orientação à normalização e emissão de fichas catalográficas. As orientações foram construídas após alguns encontros e comunicações com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) e com os programas de pós-graduação.

A necessidade de dinamizar o serviço de normalização já existia e foi ampliada com o início do trabalho remoto. O SIB, por meio do Grupo de Trabalho Normalização de Trabalhos Acadêmicos, acelerou os esforços para aperfeiçoar esse serviço e tornar mais fácil e prática a compreensão e uso das normas, focando principalmente no corpo discente como público-alvo.

Divisão de Acervos e Atendimento ao Público (DAAP/BC)

daap.bc@ufpe.br

Data da última modificação: 21/07/2021, 16:50